O que você responderia agora se alguém te perguntasse sobre Stakeholders, uma palavra pouco usada no dia a dia, mas bem usada no ambiente corporativo.
Na Administração e no mundo dos negócios, aparecem diversos termos e conceitos novos, o que pode confundir quem não está habituado a utilizar essas palavras em seu dia a dia.
Muitas vezes, porém, têm um significado simples e podem fazer mais parte da rotina das pessoas de uma forma que elas nem imaginam.
Um exemplo disso é o stakeholder. Você sabe o que significa esse termo?
Apesar de causar um grande impacto nas decisões tomadas pelas empresas, muita gente não sabe, ao certo, o que significa esse termo e qual a relevância dele para a sua organização.
O que é um Stakeholder
Stakeholder é um termo da língua inglesa que tem como significado “grupo de interesse”. Portanto fazem parte deste grupo pessoas que possuem algum tipo de interesse nos processos e resultados da empresa.
Segundo Chiavenato no seu livro Gestão de pessoas, os Stakeholders estão envolvidos em todo processo produtivo, os mesmos somente se realizam com a participação conjunta de diversos parceiros articulados, cada qual contribuindo com algum recurso.
Parceiros esses que são de suma importância para o funcionamento da empresa, pois com base em suas contribuições a empresa vai seguir viva no mercado.
Quem são os Stakeholders (parceiros)
Cada um desses parceiros da organização contribui com algo na expectativa de obter um retorno pela sua contribuição.
Por isso vamos listar aqui os parceiros e seus respectivos interesses dentro ou fora das organizações:
- Os fornecedores contribuem com matérias-primas, insumos básicos, serviços e tecnologias;
- Os acionistas e os investidores contribuem com capital de risco e investimentos, portanto permitindo o aporte financeiro para a aquisição de recursos;
- Os gestores contribuem com conhecimentos, competências, proporcionam decisões e ações que dinamizam a organização;
- Os clientes e os consumidores contribuem para a organização adquirindo bens ou serviços, consequentemente incrementando seu faturamento;
- Os colaboradores oferecem seus préstimos e garantem as operações do negócio, sendo assim um elo muito importante dentro das organizações.
Para aprofundar nesse nessa relação de causa e efeito, vou deixar uma imagem extraída do livro de Chiavenato apresentando a relação de contribuição e retorno dos principais Stakeholders associados com a empresa.
O quadro aborda a relação da contribuição dos principais parceiros da empresas e o que os mesmo esperam em troca. Portanto a relação da empresa com os stakeholders deve ser sempre no intermédio do ganha, ganha. Onde todos os lados do processo são vistos de forma a ganhar algo interessante em troca de um serviço.
Principais Stakeholders
Geralmente, as organizações procuram privilegiar os parceiros mais importantes. Pois do ponto de vista da empresa é por meio desses parceiros que a empresa ganha “vida”.
Os principais parceiros são os acionistas e os investidores, também podem ser chamados de shareholders. Portanto são os mais privilegiados na distribuição e na apropriação dos resultados organizacionais.
A imagem a seguir mostra uma relação entre a empresa e os demais parceiros.
Se esse artigo foi interessante para você compartilhe com seus amigos, com isso o editor ficará motivado para escrever mais conteúdo a respeito da área de Administração e áreas relacionadas.
Vídeo sobre Stakeholders. Acompanhar no Youtube
- Como Criar uma Base de Dados no Excel com a Ajuda do ChatGPT - 2 de dezembro de 2024
- Seis Maneiras de Fazer as Pessoas Gostarem Mais de Você - 8 de novembro de 2024
- One Person Business – Modelo de Negócio para 2025 - 6 de novembro de 2024