Atenção ao enviar seu currículo

Você pode achar que sabe enviar um currículo por e-mail para um potencial empregador ou uma empresa que faz trabalho de recrutamento. Mas considere isso, se o e-mail com seu currículo for constantemente filtrado ou ignorado, suas chances de ser contratado para a vaga de emprego serão nulas.

Os empregadores ou agências de recrutamento geralmente recebem centenas de currículos em resposta a um único anúncio de emprego. Os currículos são geralmente classificados ou eliminados por um sistema chamado ATS (rastreamento de candidatos), antes que eles atinjam a pessoa responsável por avaliar o perfil de quem quer disputar a vaga.

É por isso que é importante saber como enviar seu currículo por e-mail para que o seu currículo apareça no topo da lista dos currículos analisados.

Mas o que fazer para agendar uma entrevista?

Se você de fato quer ter uma entrevista de emprego agendada, deverá primeiro passar pela primeira fase da seleção, esta fase é muito importante, pois é a escolha do seu currículo.

Seja bem objetivo na construção do seu currículo, pois os empregadores ou as agências de recrutamento usam de palavras chaves na hora da escolha dos potenciais candidatos a vaga de emprego.

Obtenha um modelo de currículo profissional

O Currículo deve ser entendido como se fosse um resumo da sua trajetória profissional, indicando suas principais experiências e levando em consideração que tipo de cargo está disputando. É importante abordar suas especialidades, uma qualidade a mais é sempre bem vinda.

Seja objetivo com as informações, faça um currículo curto e aborde o que é interessante para a vaga pretendida, no próximo capito apresentaremos a estrutura de um currículo curto.

Modelo de currículo curto

Para escrever um currículo curto e completo, uma sugestão interessante é dividi-lo em alguns tópicos fundamentais:

-Cabeçalho: Nessa seção do currículo coloque somente as informações fundamentais: nome completo, endereço atual, telefones para contato e o seu e-mail atual.
Objetivos: aborde nesse tópico seus objetivos na empresa (ex.: atuação na área de Administração).
Qualificações e Características: Escreva aqui um pouco sobre você, seus talentos e principais características pessoais e profissionais.
-Formação Acadêmica: aborde aqui sobre faculdades, cursos de aperfeiçoamento e pós-graduação cursados por você.
Conhecimentos Técnicos e Especialidades: Escreva aqui as tecnologias, técnicas ou áreas do conhecimento que você domina e com as quais já trabalhou.
Experiência Profissional: nessa seção comente sobre as suas últimas experiências profissionais, não esquecendo de citar: empresa, cargo e período.
Línguas: comente sobre os idiomas que você domina, lembrando de mencionar o seu nível de proficiência para cada um dos idiomas. Ex.: básico, intermediário e fluente.
Outras Informações: Escreva aqui outras informações interessantes a seu respeito, tais como intercâmbios culturais que você possa ter feito.

Como você ajusta seu currículo a uma posição?

Comece lendo atentamente a descrição do trabalho. Depois, observe sua própria experiência e descubra as partes de sua experiência que correspondem à descrição do trabalho. A experiência de correspondência é o que você deseja destacar no seu currículo.

Por exemplo, você está se candidatando para ser um web designer. Seu trabalho anterior foi como assistente administrativo em uma empresa de web design e você adquiriu experiência na área.

Durante o período que trabalhou na empresa, você atendeu telefonemas, enviou faturas e também foi responsável por atualizar os sites dos clientes atuais.

Além disso, a empresa que trabalhava ainda pagou cursos relacionados a área de web design. Nesse caso é de suma importância que na seção de experiência do seu currículo contenha todas essas informações, pois são de extrema relevância para o emprego almejado.

Por isso, analise bem a vaga pretendida, associe as experiências certas para os empregos certos e procure ser sempre objetivo.

Minicurso Dashboard em Excel

aula 1 - Introdução ao tema https://www.youtube.com/watch?v=i1y3k9nTy9o Aula 2 - Base de Dados e tabelas dinâmicas https://www.youtube.com/watch?v=6p6UoOuCHIU Aula 3 -...
Read More

minicurso-financas-pessoais

Minicurso de Finanças pessoais - 2022 aula 1 - O que é Mindset https://www.youtube.com/watch?v=NJ57zOwayys Aula 2 - Planejamento Financeiro em...
Read More

Mais de 200 Modelos Para Dashboard Em Power BI e Excel

Descubra a praticidade dos Mais de 200 Modelos Para Dashboard Em Power BI e Excel. Com uma seleção abrangente de...
Read More

Lista suspensa automatica no Excel

Como Usar a Fórmula DESLOC no Excel para Criar uma Lista Dinâmica em Validação de Dados Criar listas dinâmicas no...
Read More

Como Disponibilizar Ícones de Utilização no Excel e Associá-los a Macros: Um Guia Passo a Passo

Quando se trata de otimizar e personalizar suas planilhas no Excel, a capacidade de associar ícones a macros pode ser...
Read More

Maximizando Suas Vendas no Mercado Livre com Power BI: Um Guia Detalhado

No cenário competitivo do comércio eletrônico, a capacidade de analisar dados de vendas de forma eficiente é crucial para o...
Read More

Como gerar PDF de uma área específica no Excel

Neste artigo é demonstrado como gerar um arquivo em pdf em uma área específica no Excel através de macros em...
Read More

Planejamento Financeiro – Palestra de Finanças Pessoais 2022

  Palestra de Finanças Pessoais 2022 - Planejamento Financeiro em Quatro Passos Neste artigo vamos ver o conteúdo apresentado na...
Read More

Como abrir tela cheia no Excel

Neste artigo é demonstrado como abrir a tela cheia no Excel através de macros em códigos VBA (linguagem de programação...
Read More

Finanças pessoais em 2022 – O que é Mindset?

Nesse artigo você vai descobrir o que é mindset e sua importância na organização das finanças pessoais. Vendo quais os...
Read More
Miguel Rodrigues