3 – Conhecer o custo de produção da empresa
Quanto eu preciso para prestar um serviço ou produzir um produto ?
Essa é uma pergunta que tem que ser respondida de forma bem rápida, saber o seu custo de produção é muito importante para fazer previsões futuras e alinhar o estoque da empresa
Como nosso exemplo é a empresa simulada, vamos observar o custo de produção da empresa que presta serviços em ar-condicionado:
Se para um ar-condicionado temos todos esses componentes podemos criar uma expectativa de quanto vamos produzir. Podemos fazer estimativas de quanto comprar para o próximo período.
Por exemplo: vamos supor que eu tenho certos valores no estoque:
Cano de Cobre 1700 m
Suporte condensadora 420 un
Mangueira de dreno 3.500 m
Tubo isolante térmico 1.700 m
A partir desses valores, quantos produtos vou conseguir prestar serviços:
Para cada serviço eu uso 4 metros de cano de cobre, então se eu tenho 1.700 metros, logo, divido 1700 por 4, então, tenho condições de atender 425 serviços utilizando a quantidade de cano de cobre que tenho em estoque.
O mesmo cálculo serve para os outros componentes também.
Suporte condensadora: 1 para 1, então são 420 serviços que poderão ser prestados;
Mangueira de dreno : 8 para 1, então são (3.500/8) 437 serviços que poderão ser prestados;
Tubo isolante térmico: 4 para 1, então são (1700/4) 425 serviços que poderão ser prestados.
Após estimar a quantidade de serviços a empresa irá oferecer no mercado, o próximo passa é observar a quantidade de pessoal da empresa.
4 – Conhecer a quantidade de pessoal da empresa
Determinada a quantidade a ser produzida ou oferecida no mercado, alinhar a gestão de pessoas é tarefa de grande importância.
Quantas pessoas existem no meu quadro de funcionários ? Essas pessoas vão da conta de executar todos os serviços solicitados?
Tem treinamento específico para isso?
Como está a mão de obra no mercado?
Essas perguntar tem que está na ponta da língua do gestor da empresa, um assunto muito importante e tem que ser bem mensurado.
No caso da empresa simulada, os funcionários são relativos, existem opções de técnicos comuns e técnicos especializados. Vamos abordar um exemplo envolvendo técnicos comuns, o mesmo exemplo pode ser adaptado para os técnicos especializados, lembrando que cada um tem suas características.
Cada técnico gasta 4 horas para realizar um serviço e utiliza 4 horas de kit de manutenção, os kit são flexíveis aos tempos de serviços dos técnicos. Outro detalhe os técnicos trabalham 550 horas por trimestre, logo, 550 / 4 mostra um resultado de 137 serviços por período.
Com um técnico comum e um kit de manutenção eu consigo prestar 137 serviços por período, além do técnico e do kit, ainda tem que ser levado em conta os insumos de produção que foram comentados no capítulo anterior.
Depois de ter definido todo sistema de produção e de pessoas, o próximo passo é estimar a demanda
5 – Estimar a demanda que vai ser vendida
Observar o histórico da demanda é de grande importância para estimar a demanda futura, em qual mês o produto é mais procurado?
Quando posso dá férias para meus funcionários?
Quando devo contratar ou demitir funcionários?
Todas essas perguntas são respondidas com a estimativa da demanda, algo de grande valia para determinar os passos futuros da empresa.
No caso da empresa simulada, temos uma demanda histórica para ser observada, um gráfico onde apresenta os períodos anteriores e a quantidade vendida em cada período.
Observe o histórico de vendas de dois anos atrás, observe também quais eram os períodos de maiores vendas, os períodos de sazonalidade se reptem durante o tempo.
Visto isso, com base nesses dados o próximo período promete ser muito quente.
6 – Observar necessidade de financiamento
Depois de todo levantamento e entendimento da empresa, é hora de apostar no futuro da empresa. Os financiamentos são interessantes para novos investimentos, aumentar os insumos da empresa, em períodos de alta demanda aumentar a vendas.
Tudo isso tem que ser avaliado e vê se vale a pena pegar financiamento, observar a taxa de juros é muito fundamental na hora de financiar algo.
Na empresa simulada aparece varias formas de financiamentos, todos eles tem que ser bem observados e no caso de adquiri-los, alocar de forma consciente para não ter dor de cabeça depois.
Com isso, finalizamos nosso post para ajudar ter um maior entendimento sobre pontos chaves de análises das empresas.
- Seis Maneiras de Fazer as Pessoas Gostarem Mais de Você - 8 de novembro de 2024
- One Person Business – Modelo de Negócio para 2025 - 6 de novembro de 2024
- 3 Fundamentos essenciais para alta performance – Resumo Eslen Delanogare - 4 de novembro de 2024