Dicas para uma análise empresarial – parte 2

3 – Conhecer o custo de produção da empresa

Quanto eu preciso para prestar um serviço ou produzir um produto ?

Essa é uma pergunta que tem que ser respondida de forma bem rápida, saber o seu custo de produção é muito importante para fazer previsões futuras e alinhar o estoque da empresa

Como nosso exemplo é a empresa simulada, vamos observar o custo de produção da empresa que presta serviços em ar-condicionado:

Consumo utilizado para instalação de 1 ar condicionado

Se para um ar-condicionado temos todos esses componentes podemos criar uma expectativa de quanto vamos produzir. Podemos fazer estimativas de quanto comprar para o próximo período.

Por exemplo: vamos supor que eu tenho certos valores no estoque:
Cano de Cobre 1700 m
Suporte condensadora 420 un
Mangueira de dreno 3.500 m
Tubo isolante térmico 1.700 m

A partir desses valores, quantos produtos vou conseguir prestar serviços:
Para cada serviço eu uso 4 metros de cano de cobre, então se eu tenho 1.700 metros, logo, divido 1700 por 4, então, tenho condições de atender 425 serviços utilizando a quantidade de cano de cobre que tenho em estoque.

O mesmo cálculo serve para os outros componentes também.
Suporte condensadora: 1 para 1, então são 420 serviços que poderão ser prestados;
Mangueira de dreno : 8 para 1, então são (3.500/8) 437 serviços que poderão ser prestados;
Tubo isolante térmico: 4 para 1, então são (1700/4) 425 serviços que poderão ser prestados.

Após estimar a quantidade de serviços a empresa irá oferecer no mercado, o próximo passa é observar a quantidade de pessoal da empresa.

4 – Conhecer a quantidade de pessoal da empresa

Determinada a quantidade a ser produzida ou oferecida no mercado, alinhar a gestão de pessoas é tarefa de grande importância.

Quantas pessoas existem no meu quadro de funcionários ? Essas pessoas vão da conta de executar todos os serviços solicitados?
Tem treinamento específico para isso?
Como está a mão de obra no mercado?

Essas perguntar tem que está na ponta da língua do gestor da empresa, um assunto muito importante e tem que ser bem mensurado.

No caso da empresa simulada, os funcionários são relativos, existem opções de técnicos comuns e técnicos especializados. Vamos abordar um exemplo envolvendo técnicos comuns, o mesmo exemplo pode ser adaptado para os técnicos especializados, lembrando que cada um tem suas características.

Cada técnico gasta 4 horas para realizar um serviço e utiliza 4 horas de kit de manutenção, os kit são flexíveis aos tempos de serviços dos técnicos. Outro detalhe os técnicos trabalham 550 horas por trimestre, logo, 550 / 4 mostra um resultado de 137 serviços por período.

Com um técnico comum e um kit de manutenção eu consigo prestar 137 serviços por período, além do técnico e do kit, ainda tem que ser levado em conta os insumos de produção que foram comentados no capítulo anterior.

Depois de ter definido todo sistema de produção e de pessoas, o próximo passo é estimar a demanda

5 – Estimar a demanda que vai ser vendida

Observar o histórico da demanda é de grande importância para estimar a demanda futura, em qual mês o produto é mais procurado?
Quando posso dá férias para meus funcionários?
Quando devo contratar ou demitir funcionários?

Todas essas perguntas são respondidas com a estimativa da demanda, algo de grande valia para determinar os passos futuros da empresa.

No caso da empresa simulada, temos uma demanda histórica para ser observada, um gráfico onde apresenta os períodos anteriores e a quantidade vendida em cada período.

Gráfico de demanda histórica de vendas

Observe o histórico de vendas de dois anos atrás, observe também quais eram os períodos de maiores vendas, os períodos de sazonalidade se reptem durante o tempo.

Visto isso, com base nesses dados o próximo período promete ser muito quente.

6 – Observar necessidade de financiamento

Depois de todo levantamento e entendimento da empresa, é hora de apostar no futuro da empresa. Os financiamentos são interessantes para novos investimentos, aumentar os insumos da empresa, em períodos de alta demanda aumentar a vendas.

Tudo isso tem que ser avaliado e vê se vale a pena pegar financiamento, observar a taxa de juros é muito fundamental na hora de financiar algo.

Na empresa simulada aparece varias formas de financiamentos, todos eles tem que ser bem observados e no caso de adquiri-los, alocar de forma consciente para não ter dor de cabeça depois.

Com isso, finalizamos nosso post para ajudar ter um maior entendimento sobre pontos chaves de análises das empresas.

Minicurso Dashboard em Excel

aula 1 - Introdução ao tema https://www.youtube.com/watch?v=i1y3k9nTy9o Aula 2 - Base de Dados e tabelas dinâmicas https://www.youtube.com/watch?v=6p6UoOuCHIU Aula 3 -...
Read More

minicurso-financas-pessoais

Minicurso de Finanças pessoais - 2022 aula 1 - O que é Mindset https://www.youtube.com/watch?v=NJ57zOwayys Aula 2 - Planejamento Financeiro em...
Read More

Mais de 200 Modelos Para Dashboard Em Power BI e Excel

Descubra a praticidade dos Mais de 200 Modelos Para Dashboard Em Power BI e Excel. Com uma seleção abrangente de...
Read More

Lista suspensa automatica no Excel

Como Usar a Fórmula DESLOC no Excel para Criar uma Lista Dinâmica em Validação de Dados Criar listas dinâmicas no...
Read More

Como Disponibilizar Ícones de Utilização no Excel e Associá-los a Macros: Um Guia Passo a Passo

Quando se trata de otimizar e personalizar suas planilhas no Excel, a capacidade de associar ícones a macros pode ser...
Read More

Maximizando Suas Vendas no Mercado Livre com Power BI: Um Guia Detalhado

No cenário competitivo do comércio eletrônico, a capacidade de analisar dados de vendas de forma eficiente é crucial para o...
Read More

Como gerar PDF de uma área específica no Excel

Neste artigo é demonstrado como gerar um arquivo em pdf em uma área específica no Excel através de macros em...
Read More

Planejamento Financeiro – Palestra de Finanças Pessoais 2022

  Palestra de Finanças Pessoais 2022 - Planejamento Financeiro em Quatro Passos Neste artigo vamos ver o conteúdo apresentado na...
Read More

Como abrir tela cheia no Excel

Neste artigo é demonstrado como abrir a tela cheia no Excel através de macros em códigos VBA (linguagem de programação...
Read More

Finanças pessoais em 2022 – O que é Mindset?

Nesse artigo você vai descobrir o que é mindset e sua importância na organização das finanças pessoais. Vendo quais os...
Read More
Miguel Rodrigues