Não deixe a pandemia de coronavírus afetar seu negócio

A seguir vamos te dar 6 Dicas para Melhorar seu Empreendimento

 

1) Momento de inovar

Inovar não é necessariamente implantar uma nova tecnologia, mas criar uma nova maneira de lidar com um problema, oferecendo uma solução rápida e que atenda as necessidades.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus virou de pernas para o ar tanto a rotina da população quanto a economia de todo o país. Para se adaptar a isso é preciso sair da zona de conforto. Procure meios que nunca foram utilizados antes na sua empresa.

Você pode ser um microempreendedor individual ou até mesmo ter uma pequena empresa, não importa o tamanho do seu negócio, a inovação deve ser uma meta constante. E agora, em um momento de crise, é por meio dela que vai poder ver um novo horizonte.

É preocupante saber que mais de 700 mil empresas fecharam as portas após a pandemia, não sabemos ao certo qual motivo de cada um para ter fechado, mas sabemos que você não quer fechar seu negócio.

E, neste caso, inovar significa chegar até os seus clientes, já que eles não podem mais ir a sua empresa. Como? Vamos te dar mais dicas continuem lendo.

 

2) Utilize as redes sociais e o marketing digital

Durante uma crise a tendência é que seu negocio venda menos. Isso faz com que as primeiras “soluções” de muitos empresários seja o corte do dinheiro gasto em marketing digital, por exemplo: em parcerias e propagandas.

Não faz sentido deixar de investir justamente no departamento responsável por aumentar as vendas. Especialistas afirmam que uma crise é justamente o momento em que deve investir em divulgação. Faça parcerias com influenciadores digitais da sua cidade que tenha o alcance de muitas pessoas, assim sua loja e seu produto passam a ficar mais conhecido, quando alguém precisar de algo vai lembrar do seu negócio.

Invista em conteúdo relevante para as pessoas continuarem te acompanhando após a divulgação dos seus parceiros nas redes sociais. Aumente os canais de comunicação para que permitam respostas ágeis aos clientes.

Desenvolva uma estratégia de mídia paga, com propagandas, divulgações e promova suas redes sociais para aparecer como anuncio no Google, Facebook, Instagram e Linkedin.

 

3) Comunique-se com seu público

A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus expõe a necessidade dos empresários saberem se comunicar, sendo flexíveis e se adaptando às mudanças.

Afinal, são tempos difíceis, muitas mudanças no cotidiano, na nossa vida e por que não mudar também nosso negócio? Nesse momento é preciso utilizar todas as estratégias e tendências disponíveis que possa ajudar sua empresa. Aumentando seu engajamento nas redes sociais automaticamente tem maior número de visitantes, melhora o desempenho nas vendas e o interesse do publico no seu produto.

Saiba se comunicar com eles, não tenha vergonha de aparecer, isso mostra proximidade com seus clientes em tempo de isolamento social. Todo mundo está na internet atrás de produtos e serviços o tempo todo.

 

4) Instale o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é um app para Android e iPhone que pode ser baixado grátis, e foi pensado com o pequeno empreendedor em mente. Ele facilita a interação com os clientes, fornecendo ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens.

Assim como a versão original do WhatsApp, que aproxima pessoas em qualquer lugar, o WhatsApp Business também tem o intuito de diminui a distância entre empresas e clientes. A principal diferença entre os aplicativos é a identificação de conta comercial no app empresarial, facilitando o reconhecimento do usuário.

Qualquer empresa, independente do porte, deve usar o WhatsApp Business para se comunicar com os clientes. Em tempos de coronavírus, adotá-la pode a ser solução para garantir as vendas da sua empresa.

Afinal, o aplicativo permite continuar a atender os seus clientes, tudo a distância, para eles continuarem comprando, de casa.

 

5) Faça Delivery

O serviço de entrega em domicílio não serve só para restaurante. O mercado de delivery é diversificado e significa oportunidade para vários tipos de estabelecimento, desde restaurantes até pet shops, sapatarias, farmácias, lojas de roupa, entre outras.

O crescimento da procura por aplicativos como Rappi, iFood ou o próprio Delivery são cases que destacam como investir em um sistema de entrega à domicílio é a melhor opção.

Isso porque o delivery, não importa o contexto, é uma solução comercial que já há algum tempo está em crescimento. Ainda em 2019, o setor de entregas já registrava evolução, segundo a Abrasel, da ordem de R$ 1 bilhão por mês.

É um volume expressivo demais para deixar de lado esse mercado tão promissor, é a oportunidade de conseguir compensar a falta de vendas na sua loja.

 

6) Como manter as vendas durante a crise

Se utilizar todas as dicas acima consequentemente você vai manter suas vendas e talvez ate aumentar. As redes sociais obtêm o maior número de acesso atualmente, tanto para uso pessoal quanto corporativo. De nada adianta buscar estratégias para potencializar as vendas, mas não garantir a melhor experiência do usuário.

Se você, como gestor do seu negócio, deseja garantir excelentes resultados e driblar a crise gerada pela pandemia, busque valorizar o consumidor que busca pelos seus serviços e produtos.

Ofereça um atendimento humanizado e ágil, sane todas as dúvidas e faça que se sinta valorizado pela marca. Sem dúvida, aumenta suas vendas e as indicações passam a ser realizadas naturalmente.

 

Miguel Rodrigues