Negócios para investir em 2021

Sempre sonhou em abrir o seu próprio negócio? Independente do motivo, buscar um empreendimento individual pode ser um bom caminho para quem quer começar seu próprio negócio.

Para tornar-se empreendedor, é preciso ter confiança no seu negócio e estar pronto para buscar o sucesso por um caminho difícil.

Quem falou que era fácil, mentiu

Abrir um novo negócio nunca é fácil, “agora abrir durante uma pandemia é coisa de louco” esse é o pensamento de gente que não sabe empreender e por mais que venham as críticas e opiniões alheias você não deve dar ouvido e desistir.

Se tiver o dinheiro para o investimento, tiver persistência e investir no negócio certo, pode ter certeza que vai gerar lucro. Claro que o lucro não vem de imediato deve manter a paciência e continuar investindo. Empreender individualmente é mais simples que começar uma empresa propriamente dita – ainda que seja de pequeno porte.

Isso porque o MEI (microempreendedor individual) exige menos burocracias para ser legalizado, representa menor custo em impostos e não necessita da contratação de funcionários, aluguel de grandes pontos comerciais ou complexas manobras operacionais.

Porém, empreender é sempre um desafio. Ainda que as chances de alcançar o sucesso sejam fortes, é preciso estar preparado para obstáculos no caminho. “O ‘não’: esta será a palavra mais ouvida”. Planejamento, dedicação, pesquisa e atenção em cada etapa não podem ser deixados de lado.

 

Markerting Digital

Esse ano está marcando a história do mundo não somente por enfrentar o impacto da pandemia COVID19 e a crise que ela gera, mas também pela transformação digital que as pessoas e as empresas estão tendo. O comportamento de todos precisou mudar diante ao cenário, e a relação entre as pessoas também mudou. Hábitos e rotinas também mudaram.

Estamos nos adaptando ao “novo normal” da sociedade em momento de pandemia e as principais tarefas do nosso dia a dia, como locomoção, alimentação, educação, trabalho, compras e entretenimento, foram e estão sendo remodeladas de acordo com regulamentos e decretos de proteção do Ministério da Saúde.

Por isso, vou citar alguns benefícios que convença que o marketing digital durante a pandemia é um ótimo investimento:

  • Alinha sua marca com novas tendências de mercado;
  • Agrega mais valor ao seu negócio;
  • Impulsiona as vendas do produto ou serviço;
  • Melhora a exposição do seu negócio na internet;
  • Estreita a comunicação da empresa com o público;
  • Facilita a operação da venda;
  • Otimiza o lançamento de produto ou serviço.

 

Delivery

Para abrir uma empresa de entrega você pode optar em se organizar e trabalhar sozinho com as entregas, ou se preferir, contratar alguns funcionários.

Conhecido pela entrega de refeições, o delivery foi um modelo buscado por vários negócios que precisaram estruturar sua logística de entrega da noite para o dia para continuarem operando com o início do isolamento. Supermercados, farmácias e pet shops foram alguns dos negócios que apresentaram crescimento expressivo no período.

O crescimento do delivery já era sentido há alguns anos, e a necessidade de isolamento colocou o modelo como centro das atenções. O delivery pode ser uma opção para:

  • Entrega de alimentos;
  • Empreendimentos de qualquer segmento que necessitam de entregas rápidas e localizadas;
  • Entregadores parceiros que desejam prestar serviços de forma autônoma;
  • Empreendedores que buscam franquias para iniciarem seu próprio negócio;
  • Todo e qualquer tipo de produto que dê para entregar em casa.

 

Mini restaurante 

Podem tanto seguir o modelo de take away (onde o cliente retira no local para levar) como o de delivery. O lugar pode ser na sua própria casa.

As marmitas são uma opção para quem quer reduzir os gastos com as refeições sem abrir mão da qualidade. Mesmo em período de isolamento, muitas pessoas não tem tempo ou não gostam de cozinhar.

A preferência por opções caseiras em detrimento de produtos industrializados manteve este mercado aquecido.

Trabalhar com marmitas também foi à opção encontrada por muitos restaurantes que precisaram fechar as portas desde o começo da quarentena. Pode oferecer através de pedidos individuais ou mesmo de planos semanais ou mensais.

 

Minimercado

Pequenas conveniências instaladas dentro de condomínios com sistema inteligente que não requer a presença de atendente.

Esse negócio passou a ter uma procura significativa durante a quarentena. Unindo conveniência e praticidade, os minimercados instalados dentro de condomínios facilita o acesso a produtos ao mesmo tempo em que diminui o risco de contágio pelos moradores. O modelo não tem custo para o condomínio e os moradores pagam apenas pelo que consomem.

 

E-commerce

Venda de produtos através de plataformas online. A praticidade de comprar sem sair de casa acabou se transformando em necessidade durante a quarentena.

Isso fez com que as vendas através da internet aumentassem 137,35% segundo estudo divulgado em junho. Mesmo depois da retomada da economia, esse modelo não dá sinais de retração. Muito pelo contrário: a adesão cada vez maior aos meios digitais e a facilidade da compra através de dispositivos móveis tendem a fortalecer ainda mais este mercado.

O empreendedor pode apostar na venda dos mais diversos produtos através de um e-commerce. Contar com boas estratégias de marketing e uma logística bem estruturada são essenciais para que o negócio tenha um destaque positivo.

 

Educação à distância

Ensino à distância através de cursos próprios ou como franqueado. As mudanças na forma como consumimos conteúdos educativos não é recente. Com o aumento do acesso à internet, também cresceu a procura por serviços que possibilitam o aprendizado sem sair de casa. E com a pandemia, o mercado disparou.

Aulas que antes só aconteciam em ambientes presenciais tiveram que ser adaptadas rapidamente. Mesmo após a retomada, o online seguirá sendo a opção de muitas pessoas, seja por questão de segurança, seja pela praticidade.

O fato é que a educação à distância, que antes era desconsiderada por muitas pessoas, passou a ser a primeira opção. Com o mercado aquecido, este acaba sendo um bom momento para investir na solução. Além de criar o seu próprio curso, você também tem a opção de investir em uma franquia de educação.

 

Serviços para Pets

Serviços e produtos voltados para o mercado pet. Você sabia que o mercado pet é um dos mais expressivos do Brasil? Alcançando o patamar de 3º maior do segmento no mundo.

Com o início da pandemia, o mercado se manteve estável, sem as quedas significativas apresentadas por outros setores. Com o isolamento, os pets passaram a ser uma presença ainda mais constante na rotina dos seus donos, o que pode acabar estimulando um investimento maior.

Além dos tradicionais pets shops, também é possível investir em serviços móveis de banho e tosa, lojas online com produtos para os pets, serviços terapêuticos para os bichinhos e várias alternativas que ganham espaço no mercado.

 

Terapias 

Serviços de terapias alternativas presenciais e à distância. Com a tensão gerada pela pandemia, muitas pessoas passaram a sentir a necessidade de buscar terapias alternativas para lidarem melhor com as mudanças.

Isso fortaleceu o segmento e abriu mais espaço para serviços como aulas de yoga, reiki e cura prânica, que tendem a se tornar ainda mais fortes com a retomada das atividades normais.

 

Produtos e serviços voltados para estética

Comercialização de produtos e prestação de serviços voltados para estética e bem-estar.

Durante crises, o mercado de estética é um dos que costuma resistir bem. Durante a pandemia não foi diferente: o consumo de serviços e, principalmente, de produtos voltados para a beleza e o bem-estar seguiram em alta.

Como as pessoas estão passando mais tempo em casa, investir em autocuidado passa a fazer parte da rotina. Além da prestação de serviços voltados para a estética, uma aposta forte são os produtos de cuidados para pele e cabelos, especialmente via e-commerce.

Espero ter ajudado, e lembre-se não desista!

Miguel Rodrigues