Organizações e suas classificações – Parte 1

Conteúdo do post: conceitos e tipos de organizações; Classificação das organizações; Classificação quanto à formalidade; Classificação quanto ao setor produtivo; Vídeo com explicação sobre o conteúdo apresentado.

Organizações

Segundo Lacombe e Heilborn (2003), definem organização como um grupo de pessoas constituído para, de forma organizada, alcançar um objetivo (bens de produção ou prestação de serviços). Muitos autores ressaltam que as organizações estão presentes na sua vida desde seu nascimento até sua morte.

O hospital é um tipo de organização, pois apresentam pessoas com um objetivo em comum, atender os pacientes. Temos também como organizações as instituições de ensino, empresas e até uma funerária é uma organização.

Por isso, muitos autores falam que desde o nascimento até a sua morte, você vai depender de organizações.

Tipos de organizações

Existem cinco tipos de classificação das organizações:
– Quanto à formalidade;
– Quanto ao setor produtivo;
– Quanto ao setor da sociedade;
– Quanto à dimensão;
– Quanto ao desempenho.

Nesse post vamos abordar cada um dos cinco setores e mostrar exemplos para você ficar saber tudo sobre esse assunto, que a propósito é muito pedido em provas de faculdade e concursos pelo Brasil.

Quanto à formalidade

Existem dois tipos de subclassificações quanto à formalidade que são as organizações formais e as organizações informais. No quadro a seguir você pode ver características que definem como são as organizações formais e informais.

 

Características das organizações formais e informais.

Exemplos de organizações formais: empresas de modo geral, onde aparecem uma certa divisão do trabalho (cada funcionário sabe qual é a sua função), os empregados já entram na empresa sabendo para que áreas são designados, normas e regulamentos bem definidos e de fácil acesso para o empregado.
– Petrobras, Vale, Lanchonete na sua cidade, Itaú e outros.

Exemplos de organizações informais: Estão ligadas ao meio social de uma determinada região, tem normas internas, mas essas normas são expostas de uma forma mais informal, sem escritos e com excesso de formalismo. Podem ser constituídas por grupos de pessoas com interesses sociais em comum.
– ONGs, ONG protetora dos animais e outros.

Quanto ao setor produtivo

Nessa classificação existem três tipos de subclassificações, que são estas: setor primário, secundário e terciário. Cada um dos três setores têm suas próprias características.

Setor primário

Característica do setor primário

Exemplos de empresas do setor primário: Petrobras, vale, fazendo voltas para agricultura e pecuária.

Setor secundário

 

Características do setor secundário

Exemplos de empresas do setor secundário: Cemig, Gerdau, Petrobras, Vale.

Setor terciário

Características do setor terciário

Exemplos de empresas do setor terciário: Clínicas de serviços voltados para saúde, eletricistas, dentistas e outros.

Esta é a parte 1 deste post sobre classificação das organizações. Segue link com a parte 2 que aborda os conceitos sobre: setor da sociedade, dimensão e quanto ao desempenho.

https://www.youtube.com/watch?v=m7Z_V3Wb_tM&t=4s

Referências

Cícero Marques, Érico Oda. Organização, sistemas e métodos / – [1.ed., rev. e atual. Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2012.
Chiavento, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração / 9º ed. São Paulo, SP: Editora Manole Ltda, 2009.

Miguel Rodrigues