Existem vários motivos pelo qual os funcionários peçam demissão, neste post serão abordados quatro deles, sendo esses os motivos mais comuns.
Portanto, independente do tamanho da empresa esses motivos podem está presentes, pois não é o tamanho da empresa que influencia em certas decisões, mas sim, o relacionamento dentro do ambiente de trabalho.
Estes motivos foram extraídos de uma pesquisa feita por uma publicação no Linkedin com diversos usuários da plataforma, o experimento foi totalmente empírico e fruto de uma pesquisa popular.
A partir disso, pôde-se ter uma noção sobre os principais motivos pelo qual a maioria dos funcionários pedissem demissão:
– Falta de reconhecimento;
– Conflito com os gestores;
– Clima organizacional ruim;
– Falta de crescimento.
Esses serão os motivos abordados durante o post.
Falta de reconhecimento dos funcionários
Nem sempre o salário faz toda a diferença no ambiente de trabalho, pois bons funcionários se dedicam muito em prol de uma atividade e nem sempre são valorizados por isso.
O reconhecimento é a verificação do superior se as atividades dentro de um determinado processo estão sendo feitas de maneira correta, se estão dentro do que foi planejado.
Portanto, o gestor tem que entender isso e parabenizar o funcionário que faz o trabalho acima da média, certamente isso mostra reconhecimento do líder pelo liderado.
Mostra o cuidado da empresa com seu colaborador e valorização pelo seu esforço! Assim, a atitude do funcionário elogiado pode servir de exemplo para os demais colegas de trabalho, mostrando a meritocracia dentro do ambiente organizacional.
É digno de nota que algumas empresas “batem tão forte” nessa tecla que até oferecem bônus, tipos de incentivos financeiros de reconhecimento para funcionários que estão aderentes as metas estabelecidas pela organização.
Por isso, a falta de reconhecimento acaba desmotivando o funcionário e com isso o mesmo pode buscar outras empresas com melhores planos de carreira e reconhecimentos.
Conflitos entre gestores e funcionários
Existe uma teoria de Mc Gregor que relata sobre dois tipos de funcionários, os que tem perfil X e os que tem perfil Y.
Em contraste temos os funcionários de perfil X são mais indolentes e tem mais aversão ao trabalho, enquanto isso temos os funcionários de perfil Y são mais ativos e gostam de trabalhar.
Cada um desses tipos de comportamentos mostram formas diferentes de estímulos e motivações.
Portanto é dever do gestor saber identificar quais são os perfis dos funcionários que serão liderados, para certamente saber a melhor forma de se comunicar e motivar os mesmos.
Da mesma forma, os gestores são peça fundamental no clima organizacional da empresa, acima de tudo saber ouvir os funcionários para repassar informações para à alta cúpula da empresa.
Em contraste ao fluxo de informações, é importante entender todos os comando de cima para baixo, para que assim o gestor repasse as informações para seus subordinados de forma mais clara possível.
Como pode-se observar uma habilidade fundamental à um líder, é a comunicação, o gestor tem que aprimorar essa habilidade ao máximo, consequentemente vai saber escutar todas a revindicações dos subordinados e associado a experiência técnica, saber tomar as melhores decisões.
Além disso, muitos dos conflitos entre gestores e subordinados acontecem devido à razão de falta de comunicação ou comunicação falha, para que isso não aconteça é primordial estabelecer um relação transparente para minimizar discussões.
Vídeo extra, conteúdo relacionado as habilidades do Administrador, clique aqui para conferir.
Clima organizacional ruim
Independe do tamanho da empresa problemas com clima organizacional podem aparacer, certamente locais onde existe grande cobrança pode ser um dos fatores para ocasionar um clima organizacional ruim.
Da mesma forma, pode-se observar a relação da comunicação novamente, isso é a base para um bom clima organizacional, entre líderes e liderados, e entre funcionários do mesmo escalão.
Portanto para minimizar conflitos ou discussões no ambiente organizacional, é de grande importância procurar ter um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho.
Existem muitos motivos para um péssimo clima organizacional e segundo a pesquisa o maior deles é o posicionamento dos chefes em relação aos funcionários.
Vídeo extra, conteúdo relacionado ao clima organizacional, clique aqui para conferir.
Falta de crescimento
A maioria dos funcionários almejam o sucesso profissional e esse sucesso está associado ao crescimento dentro da organização, portanto a falta de crescimento é um fator que implica na saída da empresa.
Da mesma forma que uma empresa quer crescer, os funcionários querem crescer juntos, por isso, se não houver crescimento para o empregado, certamente o mesmo vai procurar uma empresa com melhor plano de carreira.
Muitas empresas utilizam de meritocracia para avaliarem promoções de funcionários, por isso, é de suma importância o funcionário avaliar o plano de carreira da empresa.
Essa conferencia pode evitar muitas frustrações futuras, pois se a empresa deixa claro o que é preciso para o crescimento do funcionário, logo o empregado sabe qual caminho trilhar para crescer dentro da organização.
Portanto antes de entrar em uma companhia, avalie o plano de carreira, como é a dinâmica de mudanças de funções, observe o ambiente onde está inserido para criar um plano de ação voltado ao seu desenvolvimento dentro da empresa.
A importância da meritocracia
Nós do pacote de planilhas sabemos da importância da meritocracia, em outras palavras, o reconhecimento pelo trabalho duro.
Segundo o dicionário Aurélio, o significado de meritocracia é predomínio numa sociedade, organização, grupo, ocupação etc. daqueles que têm mais méritos (os mais trabalhadores, mais dedicados, mais bem dotados intelectualmente etc.).
Nosso objetivo foi explicar pontos importantes que influenciam à tomada de decisões de determinados funcionários, certamente decisões essas voltadas pela ausência de meritocracia.
Apontando os aspectos voltados aos motivos pelo qual os funcionários pedem demissão de maneira mais simples possível, com intuito de ajudar você a decidir melhor sua vida profissional, certamente ser um profissional mais contente e realizado.
Portanto, antes de decidir a empresa onde trabalhar, faça um reflexão sobre os pontos positivos e negativos, em outras palavras, esta empresa é pra mim.
Por isso, olhar o plano de carreira é fundamental, pois é a partir do plano de carreira e da avaliação de desempenho é que a meritocracia acontece.
Algumas empresas utilizam dessas métricas para avaliarem seus funcionários e outras utilizam outros métodos, então cabe a você identificar isso e avaliar o que é melhor para você.
Gostaria de receber uma planilha de finanças pessoais totalmente gratuita?
Digite o seu melhor e-mail e receba a planilha que vamos enviar para você a aproveite e fique atento a novas publicações.
- Como Criar Botões Interativos para Trocar Gráficos no Power BI - 8 de janeiro de 2025
- Criando uma Tabela de Dimensão Calendário Automática no Power BI - 3 de janeiro de 2025
- Como Colocar Valores Acima de 24 Horas no Power BI - 30 de dezembro de 2024