O ambiente organizacional é formado por pessoas e organizações em uma incrível e duradoura interdependência. pois, de um lado temos as pessoas que passam boa parte de suas vidas vivendo em organizações.
Do outro lado temos as empresas que precisam do capital humano ou pessoas para que que a empresa se mantenha ativa. Assim, as pessoas dependem das organizações e as empresas precisam das pessoas para manter suas operações em atividade.
Por isso, o grande desafio da área de gestão de pessoas é manter um equilíbrio entre os objetivos pessoais dos funcionários e os objetivos organizacionais das empresas.
Com isso, temos diversas relações entre empresas e funcionários. Essas relações estão muito ligadas em como a empresa trata seus colaboradores, em relação as formas de tratamento, pode-se destacar duas opções.
As empresas podem ter uma relação com seus funcionários como recursos humanos ou como parceiros da organização. Com isso algumas peculiaridades de cada tratamento são observadas.
Tratamento como recursos humanos
Como recursos, eles são padronizados, uniformes, inertes e precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle das atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional (CHIAVENATO, 2014)
Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível. Nesse sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional.
Esse tipo de tratamento é mais comum em obras de construção civil, onde existe um projeto a ser seguido e os funcionários do chão de fábrica são tratados como apenas recursos para atingir o objetivo do término da obra.
Pessoas como parceiros
Como tais, elas seriam fornecedoras de conhecimentos, habilidades, competências e, sobretudo, o mais importante aporte para as organizações: a inteligência que proporciona decisões racionais e que imprime significado e rumo aos objetivos do negócio (CHIAVENATO, 2014)
Nesse sentido, as pessoas constituem o capital humano e intelectual da organização. Organizações bem-sucedidas tratam seus colaboradores como parceiros do negócio e fornecedores de competências, não como simples empregados contratados.
Se quiser uma dica em montar um currículo de forma rápida e objetiva, clique aqui.
Características da relação entre recursos humanos e parceiros
As características abordadas no quadro acima estão relacionadas no dia a dia de trabalho das organizações que tratam seus funcionários da forma que acham mais interessantes.
A área de gestão de pessoas lida com esse tipo de questão e tem que fazer de tudo para alinhar os objetivos da empresa com os objetivos dos funcionários e a forma como os funcionários são tratado dentro da empresa é o ponta pé inicial para um bom ambiente de trabalho.
Continua aqui.
Gostou do post, espero ter ajudado!
Gostaria de ver novos modelos de currículo ? clique aqui para visualizar.
- Seis Maneiras de Fazer as Pessoas Gostarem Mais de Você - 8 de novembro de 2024
- One Person Business – Modelo de Negócio para 2025 - 6 de novembro de 2024
- 3 Fundamentos essenciais para alta performance – Resumo Eslen Delanogare - 4 de novembro de 2024