Como montar um currículo curto

Como montar um currículo curto de forma rápida e eficiente? Quais são as informações importantes em um currículo? Essas são apenas algumas das dúvidas que muitas pessoas têm na hora de preparar o currículo, que é o cartão de visitas de quem está em busca de um emprego.

Clique aqui e baixe o modelo de currículo que preparamos pra você!

O mais importante é ser objetivo e sucinto. A pessoa tem que pensar que através desse documento ela será chamada para uma entrevista, por isso colocar as informações certas, sempre dizer a verdade são aspectos fundamentais para que seu currículo seja selecionado.

O currículo que vamos apresentar aqui tem caráter genérico, lembrando que é sempre importante adaptar o currículo para a vaga pretendida. Dessa forma vamos apresentar o passo a passo de como criar um currículo curto.

Passo a passo de como montar um currículo curto

1 – Dados pessoais
O início do currículo deve apresentar o profissional, com nome completo, nacionalidade, estado civil, idade, endereço, cidade, região, habilitação caso a pessoa tenha, telefone e e-mail. A foto é opcional.

2 – Redes sociais

Essa parte é opcional, algumas pessoas gostam de colocar redes sociais no caso de o currículo for enviado por e-mail, dando uma opção do avaliador analisar as redes sociais do pretende a vaga.

As redes sociais mais utilizadas em currículos são Linkedin, Facebook e Instagram. Se você não sabe como colocar as redes sociais em seus currículo preparamos um vídeo ao fim do post para que mostra como inserir as redes sociais em seu currículo.

3 – Objetivo
Neste tópico, os profissionais precisam escrever de forma direta, é interessante que está parte contenha quatro ou cinco linhas, para que a empresa veja qual é a posição de interesse. Os candidatos não devem colocar diversos objetivos juntos.

Podemos apresentar com exemplo:

4 – Formação acadêmica
O candidato deve colocar o último grau de escolaridade que possui, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Profissionais pós-graduação ou curso técnico devem cita-los. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.

5 – Experiência profissional
Esse ponto é muito importante, pois é a base em que o avaliador vai se apoiar para fazer a entrevista. Cada parte apontada como experiência pode ser questionada pelo avaliador e deve ser explicada pelo candidato.

Caso o candidato não tenha experiência pode citar eventuais trabalhos em empresa júnior ou no centro acadêmico da faculdade, colocando as atribuições e responsabilidades que tinha.

A forma de expor as informações é da seguinte forma: tempo de atuação, empresa, cargo e descrição do cargo. Segue imagem para melhor exemplificar.

 

6 – Qualificações adicionais e atividades profissionais
É importante que os candidatos aproveitem esse espaço para colocar informações positivas sobre sua carreira. O profissional deve pensar quais habilidades, conhecimentos e experiências que ele possui seriam positivos para a posição e companhia.

Cursos de idiomas, cursos extracurriculares ou de curta duração e eventos podem ser informados nesse campo também. É importante mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.

7 – Informações adicionais
Neste campo, o candidato pode informar experiências internacionais, premiações e trabalhos voluntários. Atividades feitas fora do horário de trabalho podem ser citadas, desde que tenham relação com o emprego ou destaquem as qualidades do profissional.

8 – Pretensão salarial
Este campo é muito delicado e o salário de um funcionário com o mesmo cargo pode variar de região para região, por isso é aconselhável que deixe sempre a combinar um valor com a empresa contratante.


Vídeo com o passo a passo de como montar um currículo curto.

Minicurso Dashboard em Excel

aula 1 - Introdução ao tema https://www.youtube.com/watch?v=i1y3k9nTy9o Aula 2 - Base de Dados e tabelas dinâmicas https://www.youtube.com/watch?v=6p6UoOuCHIU Aula 3 -...
Read More

minicurso-financas-pessoais

Minicurso de Finanças pessoais - 2022 aula 1 - O que é Mindset https://www.youtube.com/watch?v=NJ57zOwayys Aula 2 - Planejamento Financeiro em...
Read More

Como Disponibilizar Ícones de Utilização no Excel e Associá-los a Macros: Um Guia Passo a Passo

Quando se trata de otimizar e personalizar suas planilhas no Excel, a capacidade de associar ícones a macros pode ser...
Read More

Maximizando Suas Vendas no Mercado Livre com Power BI: Um Guia Detalhado

No cenário competitivo do comércio eletrônico, a capacidade de analisar dados de vendas de forma eficiente é crucial para o...
Read More

Como gerar PDF de uma área específica no Excel

Neste artigo é demonstrado como gerar um arquivo em pdf em uma área específica no Excel através de macros em...
Read More

Planejamento Financeiro – Palestra de Finanças Pessoais 2022

  Palestra de Finanças Pessoais 2022 - Planejamento Financeiro em Quatro Passos Neste artigo vamos ver o conteúdo apresentado na...
Read More

Como abrir tela cheia no Excel

Neste artigo é demonstrado como abrir a tela cheia no Excel através de macros em códigos VBA (linguagem de programação...
Read More

Finanças pessoais em 2022 – O que é Mindset?

Nesse artigo você vai descobrir o que é mindset e sua importância na organização das finanças pessoais. Vendo quais os...
Read More

Descubra agora o que te impede de conseguir seu financiamento

Você sabe o que é Score? O Serasa é o órgão que classifica o seu nível de score. Ele se...
Read More

Para que alfabetização financeira? Lição do livro Pai Rico Pai Pobre – Cap 3

Neste capítulo o autor Robert Kiyosaki aborda a importância de se ter educação financeira para compreender que o dinheiro não...
Read More
Miguel Rodrigues