Como montar um apresentação de artigo – parte 1

Após ter feito a pesquisa científica, tabulado as informações e submetido o resumo expandido ou o artigo para um evento, agora é a vez de montar a apresentação

Normalmente existem dois tipos de apresentações, em banner ou oral, quando se trata da apresentação em banner, o autor imprime o trabalho em um banner, o tamanho varia de evento para evento. Quando se trata de apresentação oral, o autor pode utilizar a apresentação por slides.

Dicas para montar a estrutura da pesquisa

Existem várias ferramentas para auxiliar na montagem da estrutura, mas o nosso artigo não está ligado em qual tipo de ferramenta utilizar, mas como montar a estrutura da apresentação.

Como foi visto no post como escrever um resumo expandido, após a escrita é hora de colocar o conteúdo em slides para apresentação de seminário. A estrutura dos slides não tem muita diferença da estrutura do arquivo de texto da pesquisa.

A estrutura é abordada com a mesma temática de divisão de partes do trabalho, partes essas que são divididas da seguinte forma: título, introdução, metodologia, resultados, conclusão e referências.

Título

Deve possuir expressões claras com síntese de ideias do problema principal que o projeto abordará. O título chama atenção do leitor para o conteúdo que vai ser abordado, logo apresentar a ideia do problema é muito importante. Com isso, o leitor tem uma noção do conteúdo que será abordado.

Na área de marketing digital o título dos conteúdos é de suma importância, pois é através deste que chama a atenção do leitor para o conteúdo que vai ser distribuído. Em artigos acadêmicos o título é critério de avaliação e se não for coerente com o conteúdo já vai ser contado como pontos perdidos para o autor.

Introdução

A introdução em resumos expandidos ou artigos, pode ser divida em quatro partes: contextualização do tema, justificativa, objetivos e/ou problema de pesquisa. Dessa forma o conteúdo pode ser passado de forma mais organizada.

Na contextualização são abordados conteúdos importantes em relação ao tema, normalmente com o intuito de explicar os motivos ou características precedentes de uma situação, por exemplo:

título: Perfil do administrador: percepções dos acadêmicos do curso bacharelado em administração.
Contextualização: Se as instituições educacionais contribuem para a formação do ambiente social, elas acabam por ter um importante papel: formar profissionais dotados de um perfil que atenda às expectativas e demandas que recebem socialmente, com valores que possam se refletir no mundo do trabalho e na sociedade.

Assim, temos uma noção de como utilizar a contextualização.

O objetivo da sua pesquisa tem que ser mostrado de forma simples e concisa para que o avaliador entenda rápido o que sua pesquisa vai apresentar.

A justificativa se remete a importância da sua pesquisa para a sociedade e é sempre interessante abordar as contribuições futuras que sua pesquisa pode fornecer.

Metodologia

A metodologia é o método utilizado para atingir o objetivo da pesquisa, a metodologia científica é utilizada para melhores práticas na produção do conhecimento.

Os critérios de avaliação da metodologia são: constar da descrição fundamentada da técnicas e procedimentos utilizados para alcançar os objetivos da produção. Quando se trata de descrição fundamentada esse termo se refere ao uso técnico da metodologia.

Os termos técnicos da metodologia científica se baseia na análise sistemática dos fenômenos e na organização dos princípios e processos racionais e experimentais. Permite, por meio da investigação científica, a aquisição do conhecimento científico.

 

 

Miguel Rodrigues