Já parou para pensar como agem e pensam os milionários? A resposta você irá encontrar aqui nesse artigo, onde eu selecionei os maiores ensinamentos do livro.
O livro criado por T. Harv Eker se tornou um best seller no brasil e no mundo, ele mostra que quando mudamos as nossas crenças sobre dinheiro podemos começar a gerar riquezas. Tudo começa nos pensamentos.
O autor aborda como modelos de dinheiro de nossos familiares passam para nós, sejam eles benéficos ou não, e que cabe a nós mudarmos esses padrões de pensamentos para os que irão nos levar à riqueza.
Não podemos esperar sermos milionários para começar a pensar como um.
Pensamentos conduzem a sentimentos.
Sentimentos conduzem a ações.
Ações conduzem a resultados.
Princípios de Riqueza destacados:
- Os seus rendimentos crescem na mesma medida que você cresce!
- Se você quer mudar os frutos, primeiro tem que trocar as raízes – quando deseja alterar o que está visível, antes deve modificar o invisível.
- Dinheiro é resultado, riqueza é resultado, saúde é resultado, doença é resultado, peso é resultado. Vivemos num mundo de causa e efeito.
- Em 5 minutos posso prever o futuro financeiro que você terá pelo resto da sua vida.
- Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados.
- Quando o subconsciente tem que optar entre a lógica e as emoções profundamente enraizadas, as emoções quase sempre vencem.
- A sua razão ou motivação para enriquecer ou fazer sucesso é crucial. Se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.
- O dinheiro é extremamente importante nas áreas que produz resultados e insignificante nos campos que não tem utilidade.
- A pessoa que se queixa torna-se um imã de coisas ruins vivo e pulsante.
Na parte dos arquivos de riqueza, ele estabeleceu 17 textos curtos que também devem ser lidos e relidos constantemente para incorporarmos a nossa rotina e evoluir a nossa mente para ser milionária!
17 Arquivos de riqueza
- As pessoas ricas acreditam na ideia de “eu crio a minha própria vida”. As pessoas de mentalidade pobre acreditam “na minha vida as coisas acontecem”. Ou seja, o famoso vitimíssimo é de mentalidade pobre em que a culpa é sempre dos outros, sempre há uma justificativa / desculpa e vivem se queixando. Por isso cita que não existem vitimas verdadeiramente ricas.
- As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder. Se seu objetivo é ter algum conforto, é provável que você nunca fique rico. Mas, caso sua mentalidade seja enriquecer, é provável que você alcance uma situação ricamente confortável.
- As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.
- As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno. Lembrar sempre de gerar valor à vida dos outros!
- As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos. O copo está meio cheio ou meio vazio?! Pense nisso…
- As pessoas ricas admiram outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido. Lembre-se de abençoar tudo que você almeja e não deixar que palavras de outros destituam sua vontade e sua mente milionária.
- As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados. O autor sugere que não se perca tempo tentando mudar pessoas, tente melhorar a si próprio e fazer com que a sua luz dissipe a escuridão de dentro dos outros (vale ficar que difere da opinião do Geraldo Rufino em o poder da positividade). Leia biografias e cases de sucesso – é estimulante!
- As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não precisam vendas nem autopromoção.
- As pessoas ricas são maiores do que seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que seus problemas. O segredo do sucesso é não desviar dos problemas e sim buscar resolvê-los e entender que são necessários para o nosso crescimento contínuo e diário.
- As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras. Tem que se dizer e acreditar ser merecedor!
- As pessoas ricas preferem ser remuneradas pelos seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que desprendem. É a história que quem lê sobre finanças já sabe – salário dá a “segurança” de todo mês, na data ter uma quantia certa de dinheiro. Mas, essa segurança tem um preço – a riqueza fica de lado para maioria. Por isso, nunca estabeleça um teto para seus rendimentos.
- As pessoas ricas pensam: “posso ter as 2 coisas”. As pessoas de mentalidade pobre pensam””Posso ter uma ou outra coisa”.
- As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal. Logo, usar para calcular seu rendimento líquido: 1. rendimento, poupança, investimento, simplificação.
- As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal. Precisamos aceitar uma verdade absoluta – você não terá mais até provar que é capaz de lidar com o que já possui. Logo, o hábito de administrar o dinheiro é mais importante do que a quantidade que você já tem. Isso explica porque vivemos lendo noticias de pessoas que enriqueceram rapidamente, perder tudo da mesma forma.
- As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro. Logo, para vencer no jogo do dinheiro, deve-se buscar rendimentos passivos.
- As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo. Precisamos entender que é necessário estar disposto a realizar o que é difícil para obter uma vida mais fácil. E, só crescemos de verdade fora da nossa zona de conforto!
- As pessoas ricas se aprimoram o tempo todo. As de mentalidade pobre acreditam que já sabem de tudo. Por isso que se diz por aí “ou você está certo ou é rico, nunca as 2 coisas ao mesmo tempo”.
A sequência do SUCESSO é SER, FAZER e por fim, TER. Lembrando que para obter o máximo, precisamos ser o máximo!
Por fim, o autor sugere que seu livro seja lido 12 vezes ao ano no mínimo, ou seja, todo mês reler para a cada leitura ir incorporando o conhecimento descrito.
- Como Conectar uma Pasta de Planilhas ao Power BI - 3 de fevereiro de 2025
- Dashboard de Controle de Acidentes SST no Power BI - 31 de janeiro de 2025
- Como Remover Espaços em Branco e Vazios dos Gráficos no Excel - 24 de janeiro de 2025