Este artigo é continuação do Como montar um apresentação de artigo – parte 1 .
Resultados e discussões
Após apresentar a metodologia, seu artigo ou resumo expandido deve trazer os resultados de sua pesquisa e uma discussão sobre eles.
Existem diversos modelos de trabalhos acadêmicos que separam o resultado e a discussão em seções distintas, isso vai depender muito do tipo de pesquisa que foi escrita. Outra forma de escrita pode ser a junção dos resultados e discussões em uma seção só.
A decisão sobre qual dessas duas formas usar para o seu resumo expandido ou para o seu artigo vai depender, geralmente, do tipo de resultados a serem apresentados e de como você acha que será mais claro discuti-los.
Por exemplo, se em seus resultados há a necessidade de apresentar diversos dados quantitativos complexos, pode ser melhor separar as seções. Já se você acha melhor apresentar os resultados e explica-los ao mesmo tempo, pode ser uma boa ideia juntar as seções e apresentar desta forma.
Resultados
Vamos apresentar os resultados em duas formas, quantitativos (tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Em suma, esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas e dados estatísticos) e qualitativos (foco deste tipo de pesquisa é entender o comportamento do assunto levantado, ao invés de simplesmente medir).
Pesquisa quantitativa
- apresentação dos resultados de estatística descritiva de suas análises (podem-se usar números, percentuais, tabelas e/ou gráficos);
- apresentação dos resultados de estatística inferencial de suas análises (podem-se usar números, percentuais, tabelas e/ou gráficos);
- explicação sobre os seus resultados, indicando (sem números) como eles podem ser interpretados com relação às perguntas de pesquisa e/ou hipóteses.
Pesquisa qualitativa
- temas ou tópicos recorrentes encontrados na análise dos dados;
- exemplos ilustrando cada um dos temas (exemplo: incluir uma citação direta de algum participante sobre determinado tema encontrado);
- representações gráficas dos resultados (exemplos: tabelas, mapas conceituais, etc.), em alguns casos;
- indicações sobre como os dados podem ser interpretados
Discussões
Na discussão, procura-se explicar os motivos que levaram aos resultados observados e suas implicações, assim como a maneira como eles contribuem para a literatura acadêmica na área, normalmente esse tipo de método é mais usual em pesquisas de cunho bibliográfico.
Aparecem analises sobre determinado conteúdo, normalmente com apoio de grandes referências, e a interpretação dos dados.
Conclusão
É importante que a conclusão seja sucinta, pois você já teve o texto todo para expor sua metodologia, ideias e argumentos com detalhes. Por isso, o ideal é colocar somente o necessário.
Mesmo com poucas frases, é possível acrescentar uma boa conclusão para que os avaliadores do seu resumo expandindo ou artigo julguem a pontuação certa nesse quesito.
O seu texto responde uma dúvida ou propõe uma solução específica, certo? Na introdução, você mencionou sobre o objetivo da sua pesquisa, na conclusão, você pode retomar o que foi dito para mostrar e reforçar se a pesquisa foi capaz de através do resultados, cumprir o objetivo da pesquisa.
Incentive o leitor a agir ou refletir
O que seu leitor deve fazer ou pensar ao finalizar seu trabalho? Talvez haja uma ação clara, ou uma ideia a se refletir.
Na conclusão, é o momento perfeito para ressaltar pontos futuros que podem ser melhorados e apresentar sugestões para pesquisas futuras.
- Como Criar Botões Interativos para Trocar Gráficos no Power BI - 8 de janeiro de 2025
- Criando uma Tabela de Dimensão Calendário Automática no Power BI - 3 de janeiro de 2025
- Como Colocar Valores Acima de 24 Horas no Power BI - 30 de dezembro de 2024