A história da vaquinha e o penhasco é um conto antigo que aborda trechos que nunca estão ultrapassados. Portanto leia com atenção cada detalhe desta história, pois pode ser que você esteja passando ou já passou por algo parecido.
Conta a lenda que um mestre muito sábio passeava por um determinado local com o seu discípulo, quando os dois avistaram ao longe um sítio de aparência pobre, já estavam muito cansados da viagem e resolveram fazer uma visita aos moradores.
Durante o percurso até o sitio, o mestre falou ao seu discípulo sobre a importância das visitas, pois em um longo percurso que iam percorrer parar um pouco era normal. Além disso, muitas oportunidades de aprendizado eles teriam, mesmo com pessoas humildes que mal conheciam.
Chegando ao sítio, eles constataram a enorme pobreza do lugar, sem calçamento, casa de madeira, apenas os moradores, um casal e três filhos vestidos com roupas sujas e rasgadas.
Estava uma situação bem delicada, mas isso não foi algo que impediu os dois viajantes de se instalarem naquela humilde residencia.
A conversa do velho sábio com a família
O sábio se aproximou de um senhor que aparentemente era o pai daquela família e perguntou:
– Nestas áreas não há sinais de comércio e trabalho, afinal como o senhor e sua família sobrevivem aqui?
O senhor calmamente respondeu:
– Meu senhor, veja bem! Nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte deste leite nós vendemos ou trocamos por outros produtos na cidade vizinha e o resto nós produzimos queijo e coalhada para o nosso consumo, por isso vamos sobrevivendo.
O sábio mestre agradeceu a informação e contemplou o lugar por alguns momentos, contudo ficou intrigado com algumas coisas. Logo após, eles e seu discípulo se despediram e foram embora.
No meio do caminho, o mestre voltou-se para o seu fiel discípulo e ordenou:
– Então meu fiel Aprendiz, vá até o sítio, pegue a vaquinha, leve até o penhasco e a jogue lá embaixo.
A difícil missão do Aprendiz
O jovem arregalou os olhos espantado, questionando a atitude de seu mestre sobre o fato de que a vaquinha é o único meio de sobrevivência daquela família.
Mas como percebeu o silêncio absoluto de seu mestre e prometeu total obediência, ele foi cumprir a ordem com dor no coração. voltou pela rua, a noite estava serena, fazia frio no dia, andou bem devagar pela casa para não acordar ninguém, chegou até o curral e pegou a vaquinha.
Dava para vê no semblante da vaquinha um resquício de alegria, afinal a vaquinha não saia do curral para nada, pois bem, o discípulo pegou o animal indefeso e a empurrou penhasco abaixo.
Aquela cena ficou marcada na memória do jovem, pois além de ser a única fonte de alimento para aquela família, ele tinha um apresso pela vaquinha.
Seguiu a viagem com somente um pensamento, o que será que com aquela família.
O fim da jornada do aprendiz com o mestre
Depois de alguns anos a jornada com seu mestre chegou ao fim, então o aprendiz, que agora não era mais aprendiz, decidiu voltar para aquele local para pedir perdão e tentar ajudar a família de alguma forma.
Chegando ao local, entrou em desespero ao avistar uma casa bonita, toda murada, com árvores e flores no quintal, um carro na garagem, crianças brincando no jardim. Consequentemente Ficou triste, imaginando que aquela humilde família tivera que vender o sítio para sobreviver.
Chegou ao portão para procurar o paradeiro da família, logo, foi recebido por um caseiro muito simpático.
O ex-aprendiz perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos atrás, e o caseiro então respondeu:
– Continuam morando aqui.
Espantado, ele entrou correndo na casa e viu a mesma família que visitara com seu mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor:
– Como o senhor melhorou este sítio e está tão bem de vida?
E o senhor entusiasmado respondeu:
– Ah! nós tínhamos uma vaquinha que era a nossa fonte sobrevivência, pois um dia ela caiu no penhasco e morreu. Depois disso nós tivemos que fazer outras coisas para sobreviver e descobrimos habilidades que nem sabíamos que tínhamos.
Assim conseguimos o sucesso que pode ser visto agora.
Conclusões sobre a morte da vaquinha
Já imaginou a quantidade de vaquinhas que temos nas nossas vidas?
Muitas delas atrapalhando o nosso crescimento, nos proporcionando nada mais que comodismo e falsa sensação de conforto!
Em alguns casos é preciso enxergar essas vaquinhas e empurrá-las precipício abaixo, ou se alguma já caiu, perceber o lado bom daquela situação e buscar tirar proveito dela.
Perder um emprego, acabar um relacionamento e outras tantas coisas traumáticas são como marcos em nossas vidas, servem para mostrar que você passou por ali e sobreviveu, consequentemente ficou mais forte e melhor.
Caso tenha passado ou esteja passando por uma situação similar a da família citada acima, agradeça. Mesmo que pareça ruim agora, mesmo que sinta medo do novo, do desconhecido, tudo leva a um caminho melhor, só depende de você buscar novos rumos e enxergar as oportunidades. Acima de tudo confie em Deus e siga caminhando.
A importância de empurrar sua vaquinha
Em 2018 eu fui desligado da empresa em que trabalhava e passei por uma situação muito delicada, pois eu gostava da empresa e tinha pretensões de crescer na área, mas infelizmente não deu certo.
Fiquei triste e desanimado pela situação, me senti incapaz naquele momento. Mas em seguida levante a cabeça segui em frente, afinal a vida segue para frente.
Em seguida apareceu uma ótima oportunidade em dá aulas de Administração. Foi algo mágico em minha vida, consegui melhorar habilidades que jugo muito importantes, como de comunicação e outras.
Oportunidades aparecem o tempo todo, mas você tem que está seguro e confiante para converte-la em sucesso. Portanto comece a se atualizar diante o mercado e praticar atividade para melhorar sua qualificação profissional.
Não fique triste por algo que não deu certo, afinal quem perdeu um ótimo profissional foram eles.
Nós do pacote de planilhas, sabemos da importância das oportunidades, em outras palavras o empreendedor, empregado, aluno e empresário têm que ter esse olhar analítico para novas oportunidades, afim de conseguir que sua carreira prospere.
Nosso objetivo foi explicar os conceitos sobre como tudo pode acabar sem aviso prévio, da maneira mais simples possível com intuito de ajudar você no dia a dia.
Gostaria de receber uma planilha de finanças pessoais totalmente gratuita?
Digite o seu melhor e-mail e receba a planilha que vamos enviar para você a aproveite e fique atento a novas publicações.
- Seis Maneiras de Fazer as Pessoas Gostarem Mais de Você - 8 de novembro de 2024
- One Person Business – Modelo de Negócio para 2025 - 6 de novembro de 2024
- 3 Fundamentos essenciais para alta performance – Resumo Eslen Delanogare - 4 de novembro de 2024