Artigo: Livro O pior Ano da Sua Vida – Parte 2

Autogoverno. Você sabe quem é que manda?

Autogoverno é ter controle do seu corpo e de si mesmo. Perder o autogoverno é quando reage da mesma forma que uma criança pequena.

Então, você precisa de alguém para mandar em você. Você precisa disso? Você já não aprendeu? APRENDA A CUIDAR DA SUA VIDA!

 

Drivers Mentais. Suas crenças limitam seus resultados.

Você sabe o que são drivers mentais? Drivers mentais são as respostas imediatas do cérebro.

O autor fala sobre cinco Drives. O primeiro e mais importante é: “Eu nunca perco em algo, ou eu vou ganhar, ou vou aprender”. Se sua vontade for mais de aprender do que de ganhar você vai vencer na vida. O segundo é: “Quem é bom em desculpa não é bom em mais nada”. Você não pode generalizar o que aconteceu se não deu certo não significa que não vai dar certo novamente, não desista.

O terceiro é: “Decisão é Igual a destino! Por quê? Porque, se você não decidiu, não muda nada!”. Não precisa esperar a oportunidade, você pode criar a oportunidade ela é atraída pela sua atitude. O quarto drive mental é: “O feito é melhor que o perfeito!”. Não precisa deixar tudo impecável, fazer já é o melhor.

Preste bem atenção no quinto e último: “Você é pior do que as pessoas podem imaginar”. Pare de se importar com a opinião dos outros e dê o seu pior se for preciso.

 

A maior viagem da sua vida. Para ir para fora, você precisa ir para dentro de si mesmo.

A nossa sociedade valoriza mais alguém que tem coisas materiais do que alguém que possui um ótimo caráter. Você não precisa TER, precisa SER. Vou explicar: A semente é o SER. O plantar é o FAZER. E o fruto é o TER.

O SER significa seu caráter, o FAZER significa suas atitudes e seu trabalho, e o TER é os seus bens materiais. Seu financeiro não é o mais importante por isso fica em último lugar.

Não da conta de fugir de si mesmo, por isso deve fazer uma viagem para dentro de você. Precisa mergulhar no seu corpo, na sua alma e no seu espírito. Quando se autoconhece, consegue possuir o autocontrole.

 

Como ativar a Ira. Não se ponha o sol sobre a sua ira.

A ira significa sentimento intenso e permanente de ódio, mágoa e rancor que, normalmente contra uma ou algumas pessoas, é gerado por uma ofensa, dando origem a uma situação agressiva. É importante lembrar que raiva não é ira. A ira vai impulsiona-lo para frente. No dia em que você ativar essa Ira, ninguém mais vai colocar pressão em você.

Para ativar sua ira lembrar-se do pior sentimento que tiver dentro de você, mas saiba também desativar essa ira. Deve ter autocontrole dos seus sentimentos.

 

A Lei da Associação Não ande com quem você não seria.

Adultos não deveriam se importar com a opinião alheia, nem ter necessidade extrema de serem aceitos. Adultos deveriam bastar-se sozinhos, rir de si mesmos, preferir ter paz a ter razão. Isso seria maturidade. Isso deveria ser a meta de todos nós. Para tanto, não devemos jamais nos misturar com pessoas que não se afinam com nossas verdades, com nossas visões de mundo.

Não faz sentido você andar com quem não seria, deve se afastar dessas pessoas. Não se misture com quem faz piadinhas desagradáveis sobre você, rindo amigavelmente na sua frente e, muito provavelmente, continuando a sorrir na sua ausência.

Com gente que desconhece limites entre humor e ofensa, que ironiza assuntos sérios, subestimando a vida de qualquer um que passe por perto. Com gente que não consegue se colocar no lugar do outro, que sempre acusa as pessoas de serem culpadas por suas próprias misérias, que nunca será capaz de admitir que erra, que machuca, que é minimamente humano.

Não se misture com quem não torce por você, com quem nunca recebe seus sonhos sorrindo, com quem subestima tudo o que você é. Com gente que espera sua derrota, que tem certeza de sua queda.

 

Modelagem. Não é copiar, é codificar.

Modelagem é ter comportamento  mental de uma pessoa de sucesso.

Miguel Rodrigues