O livro que vai mudar sua vida: A Psicologia do Sucesso – Parte 1

OS MINDSETS

As Pessoas são Diferentes

As pessoas são diferentes umas das outras, cada ser é único, com emoções, histórias, experiências e modelos sociais que influenciam a maneira com que elas percebem o ambiente ao seu redor. Saber lidar com pessoas diferentes de nós é um desafio diário e constante. Os relacionamentos possuem uma imensa complexidade, eles envolvem certo grau de autoconhecimento, maturidade emocional e capacidade de compreender e ser compreendido.

Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.

Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não.

Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado. Carol Dweck, renomada psicóloga da Universidade de Stanford, passou décadas de sua vida estudando como as pessoas pensam e como podemos atingir o sucesso.

Se você acredita que o sucesso é para poucos geneticamente privilegiados, continue acompanhando o artigo do livro Mindset porque você mudará completamente a sua perspectiva e, por consequência, a sua vida. Ao longo de todos os seus anos de estudo, Carol Dweck descobriu o poder da atitude mental para que você tenha sucesso ou fracasso, o que ela chamou de mindset.

O seu sucesso na vida depende da atitude mental que você escolhe adotar. Ter sucesso ou fracassar na vida dependerá exclusivamente da sua mentalidade, do seu mindset, do padrão mental que você escolhe para governar a sua vida. Porque você toma decisões a partir da maneira como encara a vida, a partir do seu mindset, da sua atitude mental diante dos obstáculos e dificuldades da vida. E as suas decisões geram os seus resultados.

É por isso que um dos grandes segredos do sucesso é mudar a sua atitude mental para uma atitude mental de sucesso. Porque quando você tem uma atitude mental de sucesso, você toma atitudes de sucesso e, consequentemente, tem resultados bem-sucedidos.

Carol Dweck afirma categoricamente que o sucesso em diferentes áreas da vida não se deve apenas aos talentos ou habilidades especiais, mas principalmente pela maneira como você encara a vida.

 

Qual o Significado Mindset?

Em tradução livre do inglês, a palavra significa “configuração da mente” e isso nos dá uma boa pista sobre o seu significado. De fato, quando falamos de mindset, nos referimos a características da mente humana que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes.

 

Os Dois tipos de Mindset

Carol Dweck explica que existem dois tipos de mindset que podemos cultivar na vida: mindset fixo e mindset de crescimento. As pessoas que têm um mindset fixo acreditam que seus traços, talentos e comportamentos são fixos, imutáveis. Ou seja, a pessoa acredita que nasceu de um jeito e não pode mudar. Ela acredita que nasceu assim e será sempre assim.

Uma pessoa com um mindset fixo acredita que o nível de inteligência de alguém é um traço de nascença, por isso não pode ser alterado. Alguém com um mindset fixo precisa sempre provar suas habilidades para si próprio e também para os outros. Quem tem um mindset fixo enxerga o fracasso como um constrangimento inaceitável, que deve ser evitado a todo custo.

Pessoas com um mindset fixo não tentam desenvolver uma habilidade específica porque acreditam que, como não nasceram com ela, não conseguirão desenvolvê-la. O mindset fixo acredita que ou você tem ou você não tem. Ou você nasce com talento ou nasce sem talento. Ou você nasce com inteligência ou nasce sem inteligência.

Sendo assim, a pessoa com um mindset fixo não tenta evoluir porque acredita que não conseguirá evoluir. Pessoas com mindset fixo tendem a realizar apenas aquilo que acreditam que conseguem realizar, portanto nunca tentam algo novo.

Elas preferem escolher o que é fácil e está dentro de seus campos de habilidades, ao invés de tentar aquilo que é difícil e trabalhoso, pelo medo de falharem. As pessoas com um mindset fixo abominam fracassos e desafios, porque o medo de se sentirem perdedores é muito grande. O medo do julgamento negativo alheio é mais forte que a vontade de vencer e evoluir.

Na maioria das vezes, o indivíduo com um mindset fixo tenta provar para o mundo o quanto ele é inteligente, tentando garantir uma falsa superioridade sobre os outros. Mas quem tem um mindset fixo não consegue desenvolver o máximo potencial que é capaz de desenvolver. Sendo assim, a pessoa com um mindset fixo não alcança seus sonhos e metas.

O mindset de crescimento é a atitude mental que deve ser adotada por quem busca o sucesso em todas as áreas da vida. A pessoa que cultiva um mindset de crescimento acredita que a inteligência é mutável e pode ser aumentada através do esforço próprio. Ela sabe que pode se tornar mais inteligente a partir de estudo e treino.

Quem tem um mindset de crescimento também acredita que pode desenvolver qualquer talento, habilidade e traço da personalidade através do esforço e trabalho duro. As pessoas com um mindset de crescimento não só sabem, como acreditam fielmente que podem se transformar e evoluir através da prática e persistência.

Um indivíduo com um mindset de crescimento não tem medo de tentar, porque ele sabe que as falhas e fracassos servem apenas como feedback e aprendizado para que ele melhore, evolua e se desenvolva até atingir o resultado que deseja. Para uma pessoa com um mindset de crescimento, não existe nada que não possa ser realizado quando ela desenvolve o comprometimento e foco necessários para conseguir o que quer.

 

Uma Visão a Partir de Cada Mindset

Mindset fixo: “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”. Reconhece o trecho da música Modinha de Gabriela, do Dorival Caymmi? Você pode até não conhecer, mas a frase define bem como funciona o mindset fixo. Pessoas com esse tipo de mentalidade acreditam que o talento é o único responsável pelo sucesso: ou você nasce com ele, ou não tem. Para elas, habilidades não podem ser desenvolvidas e não é preciso esforço, basta ter talento.

Mindset de crescimento: Por sua vez, o mindset de crescimento segue o caminho contrário. Como o próprio nome indica, pessoas com essa mentalidade acreditam que com dedicação, esforço, aprendizado e força de vontade é possível crescer.

Para elas, você pode aprender com os erros, desenvolver novas habilidades e conquistar o que deseja. Com o tempo, habilidades e competências podem ser aprimoradas em qualquer área, seja na vida pessoal, seja na profissional.

 

Quais são as Diferenças entre Mindset Fixo e de Crescimento?

Crenças: Pessoas com mentalidade fixa têm uma crença limitante e imutável. Isso significa que elas acreditam que nada vai mudar em suas vidas, não importa o que façam. Por isso, tendem a evitar desafios ou novas experiências. Já quem tem mindset de crescimento está sempre em busca de formas de melhorar e crê que o resultado é fruto de esforço e trabalho intenso.

Limitações: Por traçarem limitações na própria mente, pessoas de mindset fixo não conseguem, nem tentam ir além. Afinal, para elas, as coisas são como são e nada pode ser feito para mudar. Na mentalidade de crescimento, não há limites, porque a dedicação e o aprendizado podem superar qualquer barreira e até levar à liderança.

Postura: O mindset fixo limita o sucesso, uma vez que ele induz a pessoa a acreditar que ela não pode desenvolver habilidades além das que já apresenta, ou seja, o progresso tem um limite. Para o mindset de crescimento, sempre existe espaço para evoluir e buscar aperfeiçoamento. Tudo pode ser uma motivação a mais para ir atrás de um objetivo, pessoal ou profissional.

 

Mas, então, Qual é a Novidade?

Esforço máximo seguido por um fracasso é considerado um sucesso por aqueles que adotam um mindset de crescimento. Porque eles sabem que evoluíram e aprenderam mais uma coisa. Eles sabem que subiram mais um degrau na escada de desenvolvimento.

A pessoa com o mindset de crescimento está sempre evoluindo e se desenvolvendo porque sabe claramente que qualquer fracasso ou sucesso possibilita a evolução. Como você entendeu até aqui, não existe fator mais preponderante para o sucesso, ou fracasso, do que o seu mindset.

A maneira como você encara a vida, os desafios, as dificuldades, as falhas e os fracassos reflete-se diretamente naquilo que você conquista na vida. Portanto, se hoje você cultiva um mindset fixo, decida conscientemente adotar um mindset de crescimento. Caso contrário você permanecerá a vida inteira preso, justamente, em um mindset de fracasso. E os resultados disso, você já sabe quais são.

Talento, habilidades e inteligência não definem o seu sucesso. Quem define o seu sucesso é você, que é guiado pela sua atitude mental. Tudo depende da maneira como você pensa e age diante de cada situação da vida. Tudo depende da atitude mental que você escolhe adotar diante da vida.

 

Autopercepção: Quem tem Ideias Precisas Sobre suas Capacidades e Limitações?

Se você acredita que pode mudar, aprender, evoluir, crescer e se desenvolver, então você pode, de fato, fazer tudo isso. Mas se acredita que não pode você também está certo, porque você realmente não pode. Uma atitude mental fixa faz com que você se preocupe em provar consistentemente para si mesmo e para as outras pessoas o quanto você é bom e capaz.

Só que dessa forma você não consegue se concentrar em melhorar e evoluir porque você passa uma vida inteira fazendo apenas aquilo que consegue fazer, o que limita drasticamente o seu potencial de crescimento. Uma das chaves mais poderosas do sucesso é adotar um mindset de crescimento. Porque para quem tem um mindset de crescimento, não há nada no mundo que não possa ser feito.

 

O que o Futuro nos Reserva

Enquanto percorre o seu caminho, lembre-se que cada derrota e dificuldade deve ser encarada como aprendizado para a sua evolução. Não arrume desculpas e não fuja do fracasso, utilize cada momento ruim como uma oportunidade para aprender e crescer.

Além disso, quando chegar ao topo, nunca se satisfaça por ter chegado lá. Quando você estiver lá no alto, tendo alcançado um sucesso que almejou, lembre-se sempre que você ainda pode aprender, evoluir e crescer. Transforme as derrotas em motivação e mantenha-se humilde para continuar aprendendo nas vitórias.

 

POR DENTRO DOS MINDSETS

Sucesso Tem a ver com Aprendizado ou Serve para Provar que Você é Inteligente

Chegar ao topo e ter sucesso em tudo o que você quiser é, na verdade, o resultado de muito trabalho duro, esforço, dedicação, comprometimento e persistência. Mas esse caminho só pode ser trilhado se você o percorrer com um mindset de crescimento.

Vale lembrar que geralmente nós adotamos um mindset fixo em algumas áreas e um mindset de crescimento em outras. Porque é muito difícil que tenhamos um mindset de crescimento em todas as áreas da vida. Mas isso é só mais um estímulo para que você trabalhe, conscientemente, o desenvolvimento de um mindset de crescimento em cada vez mais áreas da sua vida.

Entender a diferença entre a mentalidade fixa e a mentalidade de crescimento é o primeiro passo para mudar. Mas para realmente conseguir mudar, você precisa estar preparado. Porque o trabalho não é fácil.

 

Os Mindsets Mudam o Significado de Fracasso

Por isso, agora que você aprendeu tudo isso, escolha sabiamente qual mentalidade você decidirá desenvolver a partir de hoje. Você está disposto a trabalhar duro para evoluir? Então você deu o primeiro passo para viver uma vida de realizações. Porque só depende de você, só depende do seu mindset.

 

Os Mindsets Mudam o Significado de Esforço


Será necessário muito esforço e tempo para que você consiga mudar a sua mentalidade e, principalmente, as suas atitudes, que geram os resultados que você obtém na vida. É preciso olhar para todas as áreas e aspectos da sua vida e ser honesto consigo para se perguntar o que você precisa mudar e como se reinventar. A partir de hoje, olhe para toda a sua vida baseado na mentalidade de crescimento.

Todos os dias, ao acordar, pergunte-se como você pode encontrar oportunidades para aprender, crescer e se desenvolver. Da mesma forma, diante de cada fracasso pergunte-se como a derrota temporária serve como uma oportunidade de evolução pessoal.

Se esforce conscientemente para se tornar alguém que aprende, cresce e evolui em todas as situações. Alguém que encontra oportunidades nas maiores dificuldades. Você não está preso ao seu estado atual, você não está preso à sua genética, habilidades e muito menos inteligência.

A única coisa que pode mudar a sua vida é mudar a sua mentalidade. E a única pessoa que pode mudar a sua mentalidade, é você mesmo.

 

A VERDADE SOBRE APTIDÃO E REALIZAÇÃO

Mindset e Desempenho Escolar

 

Carol Dweck queria compreender como as pessoas lidam com os fracassos e por isso, resolveu pesquisar como os estudantes lidavam com problemas difíceis. Para realizar tal pesquisa Carol levou quebra-cabeças para os estudantes resolverem.  À medida que o nível de dificuldades ia aumentando ela foi observando a reação e as estratégias que os estudantes utilizavam para resolvê-los.

Havia dois estudantes: um deles, de dez anos, diante de uma dificuldade maior, puxou a cadeira mais para perto e esfregou as mãos uma na outra dizendo: “Adoro um desafio!”. O outro, diante do quebra-cabeças, com expressão de satisfação afirmou: “Oba! Eu já esperava aprender algo novo com isso!”.

Carol ficou surpresa com o que presenciava. Achava que as pessoas ou sabiam ou não sabiam lidar com os fracassos, mas que alguém pudesse vibrar e se entusiasmar com o fracasso era algo novo para ela. Essas crianças traziam algo especial que merecia ser pesquisado. Elas não se deixavam abater pelo insucesso, nem mesmo imaginavam que estavam fracassando, elas se sentiam estimuladas para aprender mais.

Foi esse fator que levou Carol a ir mais a fundo na investigação sobre o comportamento e a personalidade das pessoas bem-sucedidas.

Ela esperava que eles desistissem de jogar, diante do sucessivo fracasso, pois, para ela fracassar sucessivamente seria um atestado de “burrice”, seria uma confirmação de que não é inteligente. Esse é o típico comportamento de quem tem Mindset fixo, ou seja, acredita que a inteligência é nata.

 

Como Desenvolver Mindset de Crescimento?

Já sabemos que não se nasce com inteligência pré-determinada, que é possível aprender determinadas habilidades, e que as tarefas árduas têm o poder de promover as mudanças.

Oriento para que assistam filmes e leiam histórias de pessoas famosas e de sucesso. E o que dizer de Stephen Hawking? Você conhece a história desse Físico? Ele tinha um mindset fixo que gera crescimento, não desistia, não tinha medo de lançar suas ideias e nem das críticas. Assim, ele descobriu a teoria dos buracos negros unindo duas teorias aparentemente contraditórias: a relatividade geral e a mecânica quântica.

Um filme que mostra a papel da educação na construção do mindset de fixo é Mãos Talentosas. Trata-se da história do Dr. Ben Carson, médico cirurgião com fama mundial. O filme conta como a mãe de Ben construiu o mindset de crescimento que lhe deu a coragem para superar todos os fracassos e preconceitos.

Esta é a chave para o sucesso: Faça as crianças e os jovens acreditarem que o sucesso depende de muito esforço, dedicação e perseverança e que o fracasso é o trampolim para o sucesso. A busca é mais importante do que os resultados.

 

Aptidão Artística é um Dom?

Quando se trata de aptidão, no caso a artística parece muitas vezes ser um dom divino, mas não é! Por exemplo, algumas pessoas parecem ser naturalmente capazes de desenhar bem ou alguns atletas parecem ser capazes de atuar de forma genial em seu esporte, e outras pessoas não.

Após estudar muitos casos de pessoas comuns, que tiveram êxito em sua vida, com um simples trabalho árduo com muita dedicação. Posso concluir então mais uma vez pra você que sim, somos capazes de aprender e desenvolver qualquer aptidão em nossa vida, desde que se combinem certas habilidades e técnicas.

Algumas pessoas simplesmente adquirem essas aptidões de maneira natural, enquanto outros precisam esforçar-se para aprender e combiná-las com um passo a passo.

Sucesso não é algo mágico, é um ato de inspiração. É resultado de trabalho árduo e dedicação. As pessoas são capazes de fazer muito mais que parece à primeira vista, pode acreditar!

 

O Perigo dos Elogios e dos Rótulos positivos e Como Funcionam os Rótulos Negativos

Normalmente, falamos muito sobre os rótulos negativos, de como eles trazem para a criança uma limitação de quem são. Por exemplo, se a criança é agitada, parece que ela é só aquilo, a “agitação”, quando, na verdade, é muito mais do que isso.

Mas você sabia que os elogios e rótulos positivos também podem ser perigosos? Temos tendências a tomar cuidado para não rotular a criança em relação a algo negativo, mas nos esquecemos dos rótulos positivos.

Quer dizer que nunca podemos falar de características das crianças? Não, de forma alguma. Quando as delimitamos, seja em algo negativo ou positivo, fazemos com que elas se enxerguem sob aquela ótica e perspectiva. Dessa forma, elas não entendem que, em determinado momento, apenas se sentem assim, mas não são assim.

Com os rótulos, a criança constrói uma máscara sobre si mesma e, em algum momento da sua vida, vai perceber que é muito mais do que pensa, mas precisará de muito esforço para se desprender disso. Então, a tendência é continuar naquele papel porque está sendo pertencente a algum núcleo e aceita por outras pessoas, pela família, no ambiente escolar ou no ambiente de trabalho.

Se isso acontece com o rótulo negativo, imagina com o positivo! Mais força a pessoa vai fazer para assumir aquela máscara, para ficar nesse lugar, porque assim ela se sente amada, aceita e importante.

O rótulo positivo vai passar mais batido que o rótulo negativo, e precisamos estar conscientes em ambos os casos, em relação a essas máscaras e personagens que influenciam a criança a somente agradar o outro. A melhor coisa é saber que somos amados como somos.

Miguel Rodrigues