Conteúdo do post: continuação do post organizações e suas classificações parte 1; classificação quanto ao setor da sociedade; Dimensão; Desempenho e vídeo com explicação sobre o conteúdo apresentado.
Quanto ao setor da sociedade
Nessa classificação existem três tipos de subclassificações, que são estas: primeiro setor da sociedade, segundo setor da sociedade e terceiro setor da sociedade. Cada um dos três setores têm suas próprias características.
Exemplos de organizações do primeiro setor: Polícia militar, polícia civil, Hospitais públicos, escolas públicas, Samu e outros.
Exemplos de organizações do segundo setor: Vale, Petrobrás, Cemig, Ambev, todas as empresas que visão lucros.
Exemplo de empresas do terceiro setor: ONG’s, ONG protetora dos animais e outros.
Quanto a dimensão
Existem dois tipos de subclassificações quanto a dimensão que podem ser pelo número de colaboradores ou pela faturamento da empresa. No quadro a seguir você pode ver características de como são divididas a quantidade de colaboradores por ramo de atividade
As quantidades de funcionários variam muito em relação ao tipo de organização que podem ser comércio e prestação serviços ou industria.
Outra forma de classificar a dimensão da empresa é pelo faturamento, a imagem a seguir discrimina bem esse tipo de classificação.
O faturamento se caracteriza pela receita de vendas da empresa em um determinado período, com esse valor você pode medir o tamanho da empresa.
Quanto ao desempenho
Em relação ao desempenho das organizações temos dois tipos: eficiência e eficácia. A seguir você irá perceber a diferença de cada um deles e no final do post, vou deixar um exemplo para ficar mais claro.
Eficácia
Como é apresentado na imagem a eficácia está relacionada diretamente ao resultado, conseguiu atingir o objetivo, então foi eficaz ao contrário, não foi eficaz. Sempre que alguém te perguntar a respeito de eficácia, lembre-se, ênfase nos resultados.
Segundo Chiavenato (2009), eficácia pode se caracterizar como o ato de atingir os objetivos e resultados. Um trabalho eficaz é proveitoso e bem sucedido. Outro conceito de eficácia pode ser: assegurar o alcance dos objetivos, na especificação, prazo e custo (MARQUES, 2012).
Eficiência
Já a eficiência está ligada no meio como você utiliza para atingir certo objetivo, como você resolveu o problema, para atingir certo objetivo você conseguiu economizar. Sempre que alguém te fazer alguma pergunta a respeito de eficiência, lembre-se disso: ênfase nos meios.
Segundo Chiavenato (2009), eficiência pode se caracterizar como o ato de fazer algo bem e corretamente. Um trabalho eficiente é um trabalho bem executado. Outro conceito de eficiência pode ser: promover a otimização das atividades e o uso dos recursos do tempo (MARQUES, 2012).
Exemplo para diferenciar eficiência de eficácia.
Exemplo: Foi estabelecido um objetivo para duas empresas em conseguirem aumentar o faturamento em 40%. As empresas conseguiram aumentar o seu faturamento, em compensação a empresa X gastou R$ 1.000,00 a mais que a empresa Y em divulgação para conseguir aumentar o seu faturamento.
Qual das duas empresas foi mais eficiente?
Resposta: A empresa X e a empresa Y foram eficazes, pois conseguiram aumentar o seu faturamento em 40%, ou seja, as duas atingiram o seu objetivo, conseguiram gerar resultado. Em relação a eficiência a empresa Y foi mais eficiente do que a empresa X, pois conseguiu atingir o mesmo resultado da empresa X gastando menos.
Referências
Cícero Marques, Érico Oda. Organização, sistemas e métodos / – [1.ed., rev. e atual. Curitiba, PR : IESDE Brasil, 2012.
Chiavento, Idalberto. Introdução à teoria geral da Administração / 9º ed. São Paulo, SP: Editora Manole Ltda, 2009.
- Seis Maneiras de Fazer as Pessoas Gostarem Mais de Você - 8 de novembro de 2024
- One Person Business – Modelo de Negócio para 2025 - 6 de novembro de 2024
- 3 Fundamentos essenciais para alta performance – Resumo Eslen Delanogare - 4 de novembro de 2024