Para que alfabetização financeira? Lição do livro Pai Rico Pai Pobre – Cap 3

Neste capítulo o autor Robert Kiyosaki aborda a importância de se ter educação financeira para compreender que o dinheiro não resolverá seus problemas e sim a inteligência.

O dinheiro sem sabedoria em sua utilização irá desaparecer rapidamente. Isso é bem exemplificado com as histórias de pessoas que ganham prêmios em loterias e após pouco tempo já o gastaram todo e casos de atletas que se aposentaram após uma carreira que lhes redeu milhões e ainda sim ficaram falidos, pois o dinheiro adquirido apenas amplificou seu padrão de gastar mais do que ganham.

No entanto se a pessoa mantiver sua mente aberta a aprender de modo flexível a como conservar seu dinheiro, investir em ativos e multiplicar seus ganhos, se tornará cada vez mais rica.

O autor enfatiza que no longo prazo, o mais importante não é o quanto de dinheiro você ganhou, mas o quanto você conservou e por quantas gerações isso é conservado.

Baseado neste raciocínio Robert responde à pergunta de como ficar rico rapidamente com a seguinte frase: “Se você quiser ficar rico, você precisa de uma alfabetização financeira.” Pois não adianta ter muito dinheiro e não saber administrar.

E a principal regra é saber a diferença entre ativo e passivo. E fazer aquisição de ativos que gerem retorno financeiro para você. E o que muita gente de classe baixa faz é adquirir obrigações acreditando serem ativos. Essas obrigações são coisas que geram despesas, e tudo que gera despesa é um passivo.

Diagrama mostrando um fluxo de caixa de um ativo:

Fonte: Livro Pai Rico Pai Pobre.

Com este diagrama vemos a representação em imagem de como funciona o fluxo de caixa de uma pessoa rica de modo bem simples. Possuem ativos gerando receita, ou seja, dinheiro que está entrando e saindo. Entra como investimento no ativo e sai como renda gerada.

Fluxo de caixa de um passivo:

Fonte: Livro Pai Rico Pai Pobre.

A seta indica o movimento do dinheiro. Sendo assim vemos neste diagrama como funciona os passivos, eles tiram dinheiro de você e não geram retorno algum. E aqui entra a importância da principal e única regra que o autor cita de que para ficar rico deve-se saber a diferença entre o que é ativo e o que é passivo.

Entendendo isso você consegue ler seu fluxo de caixa de forma clara. Pois nas demonstrações financeiras o importante é ter ciência da história que os números contam, de para onde seu dinheiro está sendo destinado. As pessoas que estão com dificuldades financeiras certamente não sabem fazer essa leitura do fluxo de caixa, pode ser uma pessoa muito instruída, ter uma carreira bem sucedida e ainda sim ser analfabeta do ponto de vista das finanças.

E esse analfabetismo financeiro faz com que as pessoas entrem na “corrida dos ratos” citada pelo autor diversas vezes no livro.

Na qual os trabalhadores, adquirem bens supérfluos, gastando todo o dinheiro adquirido, começam a usar cartões de crédito, empréstimos e pagar juros altíssimos. E conforme seus salários aumentam eles aumentam ainda mais seus gastos. Esse ciclo se repete em várias classes sociais.

E para ficar rico o autor recomenda que a pessoa interrompa esse padrão da corrida dos ratos e mude seus costumes de com que gastam e como gastam. Passem a gastar comprando ativos.

O autor aborda seu ponto de vista em relação a comprar casa, carros, dentre outros. Estes para ele são classificados como passivos.

Em relação as casas, ele destaca que a maioria das pessoas adquirem um empréstimo/financiamento que ficarão muitos anos pagando. A propriedade gerará impostos a serem pagos e caso queira vender a casa pode ser que o valor dela de mercado não tenha aumentado e você venda por um valor menor do que o que pagou nela.

E em muitos casos todo o seu dinheiro estará comprometido com o pagamento da casa e não sobrará dinheiro para aproveitar uma boa oportunidade de investimento.

E por se comprometer com o financiamento de um imóvel com valor alto e não em criar sua carteira de ativos mais cedo, a pessoa perde um tempo de ter seus ativos rendendo, perde o capital adicional que poderia está sendo investido, mas está sendo utilizado para pagar as manutenções do imóvel residencial e em consequência disso não adquiri conhecimento com a experiência de estar investindo a mais tempo.

De acordo com Kiyosaki a pessoa sabe que está prospera e independente financeiramente quando seu fluxo de caixa está com a coluna de ativos gerando receita suficiente para cobrir todas as suas despesas e ainda sobrar recursos para serem reinvestidos.

Mostrando que se você parar de trabalhar os seus ativos são capazes de render dinheiro suficiente para manter suas despesas mensais.

Miguel Rodrigues