A Psicologia do Sucesso – Parte 3

MUDANÇA DE MINDSET

Conferências sobre mindsets

Por que muitas empresas apesar de terem suas metas definidas, não conseguem atingi-las? Isso acontece por causa das dificuldades de superar os obstáculos e os desafios que surgem durante a jornada.

O sucesso é um esporte de equipe, principalmente se você quer ter o seu primeiro negócio digital. Ninguém faz isso sozinho, então não tente nem pense que será a primeira pessoa no mundo a fazê-lo. Encontre amigos ou familiares para trabalhar em conjunto para conduzir sua vida para frente.

O simples ato de rotular as nossas emoções reduz a atividade emocional no cérebro e aumenta a atividade nas áreas associadas com foco e consciência. A próxima vez que você estiver preso a um padrão emocional que não está lhe servindo rotule a emoção para separar-se da experiência. Isso permitirá que você, em seguida, escolha conscientemente um novo caminho.

Todos nós sabemos das histórias de quem somos como o mundo funciona e como as pessoas são. Entretanto, quando há muita negatividade no ar, essas histórias podem desmotivar. Mesmo quando a economia está ruim, muitos ainda estão fazendo dinheiro. Assim, você pode escolher acreditar na história de que a economia está ruim ou pode escrever que o mundo está maduro para lucrar.

 

Cerebrologia

O Desenvolvimento da mente brilhante. A partir do programa Brainology, algo cujo a tradução seria algo como “Cerebrologia” desenvolvido pela Universidade de Stanford nos Estados Unidos, podemos realizar uma análise em torno de dois tipos de comportamentos a mentalidade do crescimento e a mentalidade fixa.

Essas duas maneiras são determinantes no processo de como as pessoas reagem diante dos problemas como: obstáculos, derrotas e críticas. Quem tem a mentalidade fixa aceita os limites e tende a se desenvolver mais devagar. Sendo eternos fugitivos dos desafios, desistindo facilmente dos obstáculos durante sua carreira profissional e até mesmo pessoal, onde considera que o esforço é algo inútil não aceitando ou simplesmente ignorando as críticas.

Em contra ponto a mentalidade do crescimento permite ao indivíduo aprender com o episódio e prepara-se para ter sucesso da próxima vez, motivando diante dos desafios, e tendo principalmente persistência para vencer os obstáculos.

O esforço e a crítica para esses profissionais são oportunidade se não a única maneira de aprender, levando os sucessos alheios como fonte de inspirações e lições a serem tiradas. Podemos claramente definir as mentalidades assim:

  • Cabeça fixa: a pessoa é movida pelo desejo de parecer inteligente;
  • Cabeça de crescimento: a pessoa é movida pelo desejo de aprender.

Esses dois tipos de mentalidade sempre existiram no mundo, mesmo sendo fenômenos muito contemporâneos, atualmente vivemos numa obsessão pelo sucesso, as pessoa querem sair pelo mundo e provar para os outros e para si mesmo que são boas, tendo medo de ser rotulados como perdedores característica da mentalidade fixa.

Na verdade, errar tem que fazer parte do processo, levando assim ao crescimento.

 

Algo mais sobre a mudança

Um alerta interessante e importante e nos darmos conta que ter uma mentalidade de crescimento significa que sempre você pode ser melhor, mas não necessariamente que você tenha que ser o melhor a cada minuto e em cada área. Você precisa decidir em que vai colocar o seu esforço quais são seus objetivos e onde colocar a sua energia.

Dentro de uma mente de crescimento, você nunca sabe do que é capaz, não tenta definir o que é bom e no que nunca vai ser bom. Profissionais com esse tipo de mentalidade realmente têm paixão, e isso os motiva a desenvolver novas habilidades.

Algumas dicas para desenvolver ver a mentalidade do crescimento seria aprender a ouvir a sua voz interior, vendo o que ela diz para você ao aproximar de um obstáculo, caso ouça “se você errar, será um vexame” sua mentalidade pode ser caracterizada como fixa, tente mudar isso e reconhecer que você que fará a escolha entre as maneiras de reagir com obstáculos.

Podendo simplesmente admitir que tenha pouco talento para enfrenta-lo ou perceber que necessita mudar de estratégia ou esforçar mais para superá-lo. É necessário acreditar na superação com tempo e esforço. Se o medo de fracassar parecer, acredite que só errando você aprender. Se alguém o criticou, tente entender a razão.

Após passar esses passos diariamente, pensar com uma mente positiva passar a ser um hábito. Isso quer dizer: enfrentar desafios com dedicação; aprender com os reveses. E ouvir as críticas e tomar providências para aprender a fazer melhor.

 

Abrindo-se ao crescimento

Como tornar a vida mais leve? Os exercícios físicos lhe darão energia para superar os desafios da vida que você pode estar enfrentando. Por isso pelo menos três vezes por semana pratique algum exercício físico.

A interação com a natureza melhora a qualidade de vida e o seu cérebro funciona mais eficientemente bem. Todos os dias, ou pelo menos uma vez por semana, se você vive em uma cidade grande, saia para natureza e passe algum tempo na serenidade ao ar livre.

A qualquer momento que você experimentar uma vitória, pare e celebre-a. Isto conduzirá o seu cérebro a manter as ações que o reconduzirão àquela emoção agradável. Anote em uma lista todos os objetivos que deseja alcançar no resto da sua vida. Isto lhe dará algo para se concentrar e uma razão para continuar em qualquer luta que possa surgir em sua jornada.

Aqueles que definem metas e as anota são muito mais propensos a ter sucesso, do que aqueles que não o fazem, por isso, conseguem vencer obstáculos mentais. Volte a todas aquelas memórias que roubaram a sua confiança e crie novos significados para elas. As lembranças podem ser alteradas e até mesmo falsas recordações podem ser implantadas nas pessoas.

Isto significa que você pode literalmente voltar no tempo e mudar as suas memórias simplesmente retratando repetidamente o evento, ancorado em um estado positivo, de modo que o significado dela vai se tornar uma forma positiva.

A próxima vez que você se encontrar preso e enfrentando um desafio, pergunte-se o que alguém que admira faria em seu lugar. Uma das maneiras mais rápidas para conseguir o que quer na vida é encontrar alguém que tem o que você quer e fazer o que eles têm feito. O mesmo pode ser feito para um estado mental também.

Uma forte linguagem corporal realmente muda o funcionamento interno do seu cérebro. Incorpore uma postura de confiança inquebrável onde quer que vá. Isso vai se enraizar profundamente em sua mente e seu ser vai se tornar mais confiante.

Se todos os dias você usa a palavra “deprimido”, você acabará ficando assim e não saberá como vencer os obstáculos mentais. Estudos demonstraram repetidamente que, quando as pessoas são expostas a palavras relacionadas como “velhice”, elas são mais lentas na vida do que aquelas que foram expostas a palavras mais jovens.

Use palavras como “forte”, “imparável” e “confiante” regularmente no seu vocabulário diário. As perguntas que você se fizer moldarão a sua experiência de vida.

Durante 10 minutos por dia, sente-se em silêncio, sem distrações, e fique apenas com seus pensamentos. Isso vai melhorar sua capacidade de se concentrar para encontrar soluções aos desafios e criar a vida que quer viver, em vez de viver à mercê das circunstâncias.

Quem não ama a obtenção de resultados? Se você quiser descobrir uma resposta a um desafio, faça e realize algo. Não importa quão pequena seja, defina uma tarefa relacionada ao seu desafio e vá até a conclusão dela. A chave para dominar o autocontrole e a força de vontade frente a um desafio é aprender a construir hábitos positivos. Pratique a construção de um hábito desejado para ajudá-lo a se sentir mais realizado e no controle de sua vida.

 

Pessoas que não desejam mudar

É fácil ou difícil mudar? Até agora parece coisa simples. Mas só o fato de saber que existe o mindset de crescimento pode, às vezes, mobilizar as pessoas para que enfrentem os desafios e perseverem.

Conhece alguém que não deseja mudar? Já foram advertidas da necessidade de mudar, já perceberam que precisam mudar, porque todos estão mudando e elas não? E fazem questão de dizer isso, sustentando uma postura de invencibilidade diante do desafio constante da mudança.

Como lidar com elas? A primeira é termos paciência com o tempo que cada pessoa precisa para assimilar as mudanças. Algumas pessoas precisam de mais tempo e nós temos que respeitar isso. A paciência nos ajuda a irmos conversando com elas, incentivando-as a mudar, mostrando as necessidades de mudança e por aí vai. Apenas um detalhe nesse ponto precisa ser destacado: é preciso ter um limite no tempo.

A paciência nos fará estabelecer um limite longo, mas ele precisa existir. Aqui entra a sabedoria em estabelecer até quando vamos insistir e aguardar. Não podemos aguardar uma mudança necessária por um tempo longo demais.

Também é necessário entender quais mudanças são urgentes e quais podem ser postergadas. Há mudanças que não podem esperar. Líderes precisarão distinguir entre a necessidade de tirar alguém da equipe ou simplesmente deixar essa pessoa à margem de um processo.

Quando uma mudança pode aguardar, então temos a esperança de que os contrários a ela pensem um pouco mais de tempo e sejam incluídos no processo. Se a mudança é urgente, então temos que seguir, apesar dos contrários. Depois de ter feito tudo isso e mesmo assim a pessoa não quiser mudar, vamos respeitar sua decisão e esperar ela fazer o que achar melhor para si mesma.

 

Mindset e força de vontade

Essa parte do livro fala que mesmo que tenha força de vontade, com o mindset errado não irá chegar muito longe. Pessoas de mindset fixo podem até decidir firmemente fazer alguma coisa, mas não tomarão as medidas necessárias para ter êxito.

A autora dá o exemplo de uma pessoa que quer perder peso, após falhar usando uma estratégia fraca, se sente mal e acaba comendo mais e causando o efeito contrário pretendido, sem mudar o midset fixo ela não consegue encontrar melhores estratégias para perda de peso e mesmo que tenha muita força de vontade ainda assim não chegará ao objetivo. As pessoas de mindset de crescimento Compreendem que, para fazer dieta, é preciso planejar e a força de vontade precisa de ajuda.

 

Mindset de crescimento e autocontrole

Seguindo um mindset de crescimento as pessoas conseguem compreender que para terem um autocontrole elevado, precisam aprender e praticar estratégias próprias que vão facilitar o processo.

Por exemplo, ao ter um ataque de raiva com o cônjuge, primeiro procure pelos reais motivos e sentimentos que levaram à raiva, exponha seus sentimentos de maneira tranquila, assim seu cônjuge poderá compreender melhor a situação e os dois tomarem melhores decisões.

 

Conservação da mudança

Apenas fazer a mudança que você quer não é suficiente, precisamos manter os hábitos positivos que desenvolvemos para uma verdadeira mudança de longo prazo. Por exemplo, a perda de peso.

Quando chegar ao objetivo do peso ideal é necessário manter os mesmos hábitos que levaram a chegar no objetivo como comer de forma saudável e praticar atividades físicas para não voltar a engordar novamente.

A mudança para um mindset de crescimento exige uma visão totalmente nova da realidade, em vez de focar em julgamentos devemos em focar no aprendizado e em ajudar a aprender. O compromisso deve ser com o crescimento, e o crescimento exige muito tempo, esforço e apoio mútuo.

 

Jornada em direção a um verdadeiro mindset de crescimento

Passo 01

O primeiro passo parece contra intuitivo, devemos aceitar que nós seres humanos temos um pouco do mindset fixo. Somos uma mistura dos dois. Aceitando esse fato iremos conseguir minimizar a frequência e os danos que um mindset fixo pode provocar.

Passo 02

O segundo passo é saber o que desencadeia o midset fixo. Pode ser quando surge um novo desafio, ou quando está realizando uma nova tarefa que exige muito do seu esforço, ou até mesmo quando aparece alguém muito melhor do que você na área que você se orgulha em ser bom.

Pense e reflita no que pode trazer o mindset fixo à tona. Quando você começar a entender seus gatilhos e conhecer sua persona, não a julgue. Basta observá-la.

Passo 03

Dê um nome a sua persona com mindset fixo, fazendo isso irá encontrar as características e comportamentos da persona, assim irá entender melhor os gatilhos que a trazem à tona e poderá evitar que os pensamentos do mindset fixo te dominem.

Passo 04

Agora que já identificou bem a sua persona, sabe os gatilhos que trazem os pensamentos de mindset fixo, leve-a em sua jornada e eduque-a.

Seja grato por poder identificar o aparecimento da sua persona em momentos onde você está saindo da zona de conforto, seja o observador, não tente expulsar, aceite a situação e tente agir da melhor maneira possível nas novas formas do mindset de crescimento que você gostaria que o ajudassem: assumindo riscos, aderindo a eles, revendo os erros e apoiando os outros para crescerem.

Como manter o mindset de crescimento de forma prática?

Primeiro, faça o download da imagem abaixo que representa os tipos de mindsets em comparação feita pelo incrível Nigel Holmes, você pode imprimir ou visualizar no seu computador. A cada manhã, use-o para lembrar as diferenças entre o mindset fixo e o mindset de crescimento. Em seguida, enquanto contempla o dia à sua frente, tente fazer a si mesmo estas perguntas.

Quais são as oportunidades para aprender e crescer hoje, para mim e para as pessoas à minha volta? Ao pensar nas oportunidades, formule um plano e pergunte: Quando, onde e como vou executar meu plano?

As palavras “quando”, “onde” e “como” tornam o plano concreto. Perguntar como faz você pensar em todas as maneiras de realizar seu plano e fazê-lo funcionar.

Ao encontrar obstáculos e dificuldades inevitáveis, formule um novo plano e faça novamente a pergunta a si mesmo: Quando, onde e como vou agir em meu novo plano? Embora você possa não se sentir à vontade, faça isso! E quando tiver êxito, não se esqueça de perguntar a si mesmo: O que preciso fazer para conservar e ampliar meu crescimento?

O livro nos mostra que pode ser difícil mudar, mas as pessoas que mudam para melhor nunca se arrependem. Elas podem comparar com o que tinham antes e o que possuem após a mudança, o que sentem agora que não sentiam antes.

A mudança para um mindset de crescimento pode não resolver todos os problemas mas com certeza irá transformar para melhor a vida das pessoas que o aplicam. O mindset de crescimento sempre estará a nosso dispor nos momentos de desafios da vida.

 

Miguel Rodrigues